CVV terá sala no Hospital Municipal

Apoio ao Centro foi assegurado pelo prefeito Luciano durante reunião solicitada pelo vereador Marcio Patussi

Escrito por
,
em
Uma nova reunião será realizada com o HBCS

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo anunciou a disponibilização de uma sala para realização dos atendimentos do Centro de Valorização da Vida (CVV). A informação foi repassada ao grupo de voluntário do CVV Passo Fundo, durante reunião solicitada pelo vereador Marcio Patussi (PDT). A estruturação de uma sala própria para a realização das ações de prevenção do suicídio constituía um dos principais pontos para que os atendimentos presenciais fossem possíveis no município, que, desde 18 de junho, é sede oficial de um posto do Centro. Segundo a coordenadora da ação na cidade, a psicóloga Ciomara Benincá, com a sede estruturada, as ações do CVV irão além de ligações telefônicas, uma vez que será oferecido atendimento presencial e serão desenvolvidas atividades nos bairros e vilas.


“Fazemos parte de uma rede nacional, custo zero, e é importante a parceria do poder público nesta ação de saúde. Passo Fundo dá um passo importante para se tornar referência no tratamento de sofrimentos psíquicos”, disse ao explicar que as demais necessidades da sede de Passo Fundo devem ser aportadas pelo CVV nacional.


O vereador Marcio Patussi, que auxilia o movimento, destacou a importância da presença de um Centro de Valorização da Vida em Passo Fundo. Ele lembrou que outras ações relacionadas à prevenção do suicídio já foram iniciadas na cidade, a exemplo da instituição do Setembro Amarelo. Sobre a estruturação de uma sala, ele enfatizou que a participação da administração pública é essencial, uma vez que o CVV será um aliado no tratamento e prevenção do suicídio. Durante a reunião, o prefeito, Luciano Azevedo, indicou ao grupo que seja realizada uma nova reunião com a direção do Hospital Municipal, a fim de ratificar a utilização do espaço pelo CVV Passo Fundo.

Trajetória
A instalação de uma sede do CVV em Passo Fundo começou a ser projetada ainda no ano passado, quando o vereador Marcio Patussi formalizou ao Executivo uma Indicação que sugeria que as ações fossem desenvolvidas na cidade. A partir daí, a mobilização de um grupo de voluntários deu continuidade aos trabalhos, que culminaram na instituição oficial da sede de Passo Fundo em 18 de junho, quando o coordenador nacional de expansão do Centro, João Régis da Silva, esteve no município. Com mais de 50 anos de atividades, o Centro de Valorização da Vida presta apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os atendimentos são realizados por voluntários que, em Passo Fundo, já passam de 100 inscritos e que receberão qualificação da direção nacional do CVV no mês de agosto.

Gostou? Compartilhe