Das cavernas o sonho de paz

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os meninos, presos numa caverna, premidos pela angústia de salvamento heróico, suscitaram um circuito de fraternidade que mostra o que é mais forte no ser humano: a solidariedade! O estágio que atinge as relações humanas no seu mais alto grau de dignidade é quando somos capazes de ver em cada pessoa, nas suas aflições, o sentir de nós mesmos. Mesmo em lugar tão distante, na Tailândia, as palpitações formaram este pulsar unânime, caminho de resgate pela felicidade. Vimos que o próximo é quem precisa de nós, sejam próximos ou pessoas distantes. Por isso, é preciso pensarmos que esse fundamento de grandeza, dando importância ao semelhante, com fraternidade, distante ou perto, é a maneira única de mudarmos o mundo. Felizmente foram todos salvos. Mesmo que isso não tivesse ocorrido, o valor da luta em ação ou pensamento pela ajuda mútua é a única forma de salvação da humanidade. Nas visualizações sobre formação dos povos continuamos ouvindo, alhures, que só a guerra, o sacrifício cruento, é capaz de fundar prosperidade e paz. Grande mentira. A paz só acontece, por óbvio, quando não há guerra, quando vencemos todas as formas de ódio apregoado por sua naturalização detestável.

 

O Congresso
No momento em que as atenções se concentravam na Copa do Mundo, várias tentativas assustaram o bom senso no encaminhamento de matérias no legislativo. Não faltaram tentativas, na calada da noite, visando aprovar medidas restritivas aos promotores, juízes e à polícia, no combate à corrupção. Aquelas idéias do tipo lei da mordaça. Com os alertas da vigilância e a seleção Canarinha voltando pra casa, a manobra de Renan Calheiros não vingou.

 

Imóveis
Crise no sistema de compra e venda de imóveis. A inadimplência, com a redução de renda de compradores e precarização dos projetos das incorporadoras aumentam a dificuldade. A pressão dos empresários no Congresso gerou a insensatez da proposta que reduz o direito do comprador. A multa rescisória dos contratantes, em torno de 20%, seria aumentada para 50%. A rejeição da proposta em uma das comissões acalmou os compradores em vias de desistência de contratos de aquisição.

 

Bomba e orçamento
Abre-se novo rombo orçamentário no governo federal. A recente aprovação que suplementa previsão de gastos, em 40 bilhões mostra a engrenagem solta na gestão. As corporações de funcionários públicos não querem saber de contenção salarial. A iniciativa privada já acusa retrações. Tudo isso complica para um país em arrocho. A quantia é considerada bomba orçamentária.

 

Palavras
A linguagem jurídica, especialmente quando envolve decisões na política, vem carregada de dificuldades para a compreensão popular. O que se fala da decisão do desembargador Favretto, é de que se trata mesmo de decisão teratológica – sem fundamento. A extensão do que seja o princípio da plausibilidade também precisa dialogar com o entendimento geral das pessoas. No momento parece firula, o drible que se aplica na lei.

 

Moto
É chocante pensar que o Brasil registra 56 mortes de motoqueiros todos os dias.

 

De tudo
O momento aponta para virada histórica, só superada pela Abolição da Escravatura. Aos poucos vão surgindo condenações, fruto da ação policial. Pela primeira vez o modal de enquadramento dos poderosos é eficaz também. Os bandidos de elite, por certo, sabem muito bem se defender, mas não podem mais andar folgados por aí. Finalmente se cumpre a advertência dos jurisconsultos romanos: “Iratus legem non videt, Lex videt iratum” - o irado (transgressor) não vê a lei, mas a lei vê o irado!

 

Mbappé

A seleção francesa vem mostrando que é a mais equilibrada e talentosa. Uma das diferenças em relação ao time brasileiro é entre seus ídolos. Exagerou-se em relação ao Neymar e esquecemos outros brasileiros muito bons, todos os atacantes. França tem Mbappé revelado que fez o que pode na última partida. Outros atletas, no entanto foram melhores. Por isso a França é Favorita.

Gostou? Compartilhe