OPINIÃO

Democracia é difícil

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

As pessoas precisam entender que as limitações do processo democrático representam a falta de qualidade cívica das gerações. Comunismo, capitalismo, sistemas mistos, ou opções diferentes de regime político só podem refletir a qualidade média do povo pela crença democrática. Não somos condenados à democracia, como é citado em paródias de desconcertante humor intelectualista. A lista ou elenco de candidatos à presidência da República não é condão messiânico. A perseguição do ideal democrático é necessária, mas há uma dosagem utópica na acepção do princípio ativo da política. Eis aí a mais humana das características inerentes ao homem, já que errar é humano. No conceito de política o grande leque que potencializa a evolução: a possibilidade de refazer. Ditadura é a negação da cooperação humana. É negação de liberdade e vida! A dinâmica da vontade popular pressupõe o fim das práticas do ódio e exige postura do indivíduo com olhar para a coletividade recriando a virtude. Cidadãos fiéis a vertentes do bem produzem um estado médio sem abomináveis exclusões. A presença popular é indispensável. Só a qualidade do cidadão fará uma sociedade melhor. “Qualescunque sumi viri sunt, talem civitatem habemus” (teremos uma sociedade tal qual sejam seus cidadãos).

 

Confiança
Todos os homens e mulheres de bem querem alguém confiável tanto na gestão como na honestidade. Um presidente é fundamental, mas a força de nosso sistema está no Parlamento Nacional. Com erros e acertos, deputados ouvindo o povo, a democracia anda pra frente. Por isso as ruas não poderão calar jamais.

 

Chica Mariani
Em 24 de novembro de 1976 Clara Anahí foi roubada, com apenas três meses, e seus pais assassinados pela ditadura argentina. Seu pai, Daniel Mariani, dos Guerrilheiros de Esquerda Montoneros, não estava em casa quando da invasão por assassinos militares, mas foi morto oito meses depois. Chicha Mariani, mãe de Daniel, lutou por 41 anos procurando a neta. Estima-se que 500 crianças foram arrancadas dos lares dilacerados pela violência oficial, e 128 foram localizadas nos últimos anos. Maria Isabel Chicha Mariani faleceu nesta semana, aos 95 anos, sem encontrar a neta. Foi fundadora do movimento Avós da Praça de Maio, atualmente liderado por Estela de Carlotto, ainda em busca dos netos desaparecidos. Só as mães e avós sabem e ninguém exprime o quanto sofrem pela ausência de seus inocentes, vítimas da ditadura na América Latina.

 

Operário japonês
Circula notícia sobre os efeitos da obstinação de operários japoneses que extrapolam a recomendações em horas extras. Estudo aponta a falta de férias completas, abreviadas em mais de 50% e horas extras excessivas como causa de suicídio. Os pedidos de indenização alegando exaustão somam 208 casos de morte em 2017 e mais de 2.000 processos buscam indenizações. Operários com idade de 20 a 29 anos são a maioria. Recente medida encaminha folga aos trabalhadores das empresas na segunda-feira.

 

Fuzis
Rússia pensa em instalar fábrica de fuzis Kalashnikov na Venezuela. Arma e um povo que já passa fome é combinação muito explosiva.

 

Overdose
Em 2017 foram 72 mil mortes por overdose nos EUA. Grande parte dos casos são substâncias de alto custo neste mercado criminoso.

 

Presídios
Na Inglaterra não falta dinheiro para a rede penitenciária. A privatização de presídios apresenta problemas e o governo está retomando cadeias terceirizadas, mal geridas.

 

Festejando Pitangas
O Canal Brasil tem apresentado documentários importantes sobre arte e pensamento social em nosso país. Fiquei impressionado com o relato da grande obra de Antônio Pitanga, pai dessa deusa que é a Camila Pitanga. Ele é dos pioneiros na luta pela igualdade racial e dignidade da alma brasileira no teatro, cinema e TV. Literalmente a fruta não cai longe do pé!

 

Ricordi
O Coral Ricordi D’Itália apresenta-se neste sábado em Marau, sob a regência do maestro David Reginatto. O encontro artístico e cultural é apreciado nesta região de influência Italiana.

Gostou? Compartilhe