Elton de Marchi

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O responsável pela sétima coordenadoria de educação é um homem público obstinado pelo diálogo e também por encaminhamentos das ações necessárias para solucionar questões relacionadas à educação. Tem sido assim em várias situações em Passo Fundo e municípios que abrangem sua coordenadoria.

Elton de Marchi II

Obras saíram do papel pela persistência e acompanhamento do Coordenador em Porto Alegre e visitas nas escolas. Trânsito junto aos professores, diretores e funcionários mostram a habilidade e credibilidade de Elton de Marchi e não foram poucos os conflitos resolvidos pela forma inteligente de fazer gestão.

Eduardo Leite

Não vejo motivos para resistência de alguns setores a atitude do Governador Eduardo Leite em enviar o orçamento real demostrando a situação financeira do Rio Grande do Sul. De nada adianta enviarmos um orçamento que mostre arrecadações que não existem ou maquiagens que possibilitem uma realidade no Executivo e outra nos demais setores. A crise é do Estado, e todos devemos enfrentar para resolver.

Jeito de ser

Sabe como é, para achar inimigos basta dizer o que pensamos. Fazer críticas, cobranças ou apenas dizer o que de fato reflete a realidade. Faz parte e eu nos trinta e cinco anos de vida comunitária aprendi exatamente como funciona. “O Ofensor fala muito mais dele mesmo nas ofensas, do que do ofendido”.

SUSAF e SISBI

Estes são dois cadastros que possibilitam que os municípios vendam seus produtos dos laticínios para outras cidades do Estado e do País. Passo Fundo teve o seu cadastro no SUSAF, por decreto do então Governador Sartori. Hoje Marau tem cadastro e empresas habilitadas, Vila Maria, Tio Hugo, Erechim enquanto em Passo Fundo os laticínios apenas podem vender no mercado de nosso município.

SUSAF e SISBI II

Qual motivo desta demora? Quais dificuldades temos em nossa cidade ou em nossos laticínios? Porque esta reinvindicação não anda? Quais são as regras tão rígidas de nossas leis e de nossa vigilância sanitária diferente dos outros municípios?

SUSAF E SISBI III

Fizemos algumas visitas em laticínios da região e que estão habilitados para vender em outros municípios e sinceramente não vemos nada de diferente dos nossos aqui de Passo Fundo. Perdemos e perdemos muito com isto e certamente muitos querem explicações, pois empresários pequenos fizeram investimentos altos para o credenciamento e a cada visita, a fiscalização e os apontamentos são renovados. A situação para ser resolvida deve passar a ser prioridade das Secretarias do Interior e de Desenvolvimento, respectivamente Secretários Antônio Bortolotti e Cadu. Lá se foram seis meses de decreto credenciando a cidade no SUSAF.

Eleições

As eleições de 2020 já iniciaram e com isto não faltam ataques, críticas e injustiças e sei como isto é difícil de entender e aceitar, mas também quem vive na vida pública tem que aprender a diferenciar ataques de críticas normais do sistema democrático. Necessário saber da importância de cumprir suas funções e fazer todo o esforço para dar resultados a população que é quem de fato paga os salários e faz funcionar a máquina pública.

Desafio

Temos e teremos sempre o desafio de ter nossas crianças e adolescentes em escolas, cursos técnicos, esporte e na cultura. Isto não é favor de agente público nenhum, pelo contrário, é dever e sabemos também hoje das dificuldades dos municípios, pois a União e o Estado ficam com a maior parte dos recursos e as cidades com as ações de inclusão. Hoje por exemplo, entidades como a CEAMES ou Leão XIII sofrem pelo excesso de burocracia criado pelas leis ou normas do Governo Federal e isto faz com que milhões de jovens fiquem na rua devido a burocracia que alguns dentro de gabinetes inventam. Municípios têm se esforçado para enfrentar a realidade local.

Desafio II

É um grande desafio a captação de verbas para as entidades e ainda, união e fortalecimento dos fundos municipais, e neste caso, destaco o da criança e do idoso. Precisamos unir esforços e valorizar investimentos do imposto de renda em projetos que incluam nossos jovens e idosos.

Combate ao Câncer

Avançam nossos contatos com o médico e pesquisador Bonald Cavalcanti que virá em setembro para Passo Fundo tratar do rastreamento do câncer em crianças recém-nascidas. O médico de Curitiba, integrante do Hospital Pequeno Príncipe defende este exame que é a segunda gotinha de sangue no teste do pezinho que rastreia o P53. Estou empenhado para que possamos fazer um grande evento e possamos trazer este exame para Passo Fundo e também espalharmos para o Brasil todo.

Centro Dia do Idoso

Senador Álvaro Dias, tramita com um projeto que facilita a instalação de espaços para idosos ficarem durante o dia e voltarem a noite para suas casas. Estes espaços diminuem acidentes domésticos, AVCs e depressão pois garantem cuidados médicos e convivência social dos idosos. O Senador faz o debate com a comunidade brasileira e certamente colabora muito para a garantia de direitos dos nossos idosos.

Dica

Um bom filme para assistir é “Uma lição de amor” com Michelle Pfeiffer e Sean Penn. 

Gostou? Compartilhe