Estudo traz novidades para o câncer de intestino

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Um estudo publicado na revista Nature Medicine, feito por estudiosos da Universidade de São Paulo e com apoio da FAPESP, realizado na Universidade de Trento - na Itália, trouxe informações sobre o câncer colorretal. O conjunto de microrganismos que temos no intestino, chamado de microbioma, pode ser usado para antever um câncer colorretal. 

 

A pesquisa encontrou algumas amostras no microbioma intestinal que não dependem da alimentação das pessoas estudadas. Foram detectadas algumas alterações e a ocorrência do câncer colorretal. Os pesquisadores combinaram análise de metagenômica, bioinformática e aprendizagem de máquina para relacionar com o câncer. Participaram da pesquisa 969 pessoas de diferentes países.


A partir dessa pesquisa surgiram outras descobertas importantes para a área. Uma das descobertas foram que há uma maior quantidade de bactérias no intestino de pessoas que estão com o câncer colorretal. Também foi descoberto uma maior associação entre a doença e a presença de uma enzima que destrói a colina, nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas.


Os pesquisadores acreditavam que o ambiente ácido do estômago matasse os microrganismos, mas na verdade os pacientes com câncer colorretal possuem uma maior quantidade de espécies orais que se deslocam para o intestino. Os estudiosos ainda não descobriram o porquê delas se transportarem para o local.


A pergunta que fica nesse estudo é se são as bactérias que estão causando o câncer ou a doença que cria um ambiente diferente e favorece o aparecimento de certas bactérias? Os pesquisadores ainda não encontraram a resposta, mas ela será importante para futuramente ajudar em novos tratamentos para o câncer colorretal.


Conheça alguns sinais e sintomas do câncer de intestino:http://drluis.com.br/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-intestino/
Carne vermelha causa câncer:http://drluis.com.br/ingestao-de-carne-vermelha-pode-influenciar-aparecimento-do-cancer/
Realize exames para evitar o câncer colorretal:http://drluis.com.br/exame-do-cancer-colorretal-e-tabu-entre-pacientes/

 

Dr. Luis Alberto Schlittler
Oncologista – Instituto do Câncer Hospital São Vicente
Tumores Gastrointestinais
CRM – 24748

Gostou? Compartilhe