Faculdades João Paulo fazem I Simulado do Exame da Ordem

Acadêmicos do 8º, 9º e 10º níveis participaram da prova

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

As Faculdades João Paulo realizaram, no sábado, 23, o I Simulado do Exame da Ordem. A atividade envolveu acadêmicos do 8º, 9º e 10º níveis do Curso de Direito e foi organizado pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa do curso, professora Daniela Lippstein.


Segundo Daniela, a atividade visa proporcionar ao aluno uma vivência prática do que poderá ser exigido na prova do Exame da Ordem, atualmente organizada pela FGV. Durante a atividade, além de testar os conhecimentos adquiridos na graduação, o aluno desenvolve habilidades como a administração do tempo de prova, preenchimento do gabarito, controle da ansiedade, dentre outros fatores físicos e psicológicos que são importantes na realização desse tipo de prova. A partir do resultado, o aluno poderá avaliar o seu desempenho e dedicar-se as matérias que demandam mais estudo. “Dessa forma, além do preparo para o exame, o simulado é um medidor dos conhecimentos adquiridos durante a graduação”, diz a coordenadora do Núcleo de Pesquisa.


A coordenadora do Curso de Direito das Faculdades João Paulo, Francieli Freitas Meotti, salientou que essas atividades são essenciais para os alunos se adaptarem à realidade das provas da OAB e verificarem os níveis de exigências dos examinandos. Além disso, segundo Francieli, ações como essa incentivam a participação do aluno nas atividades acadêmicas, colaborando para o desenvolvimentos dos seus conhecimentos, habilidades e competências. “A Coordenação de Pesquisa da Instituição está de parabéns pelo desenvolvimento dos trabalhos e espera que ações como essa se repitam ao longo do ano", disse.


O aluno do curso de Direito, residente em Sarandi, Loemi Israel Nunes Machado, disse que essa foi uma importante oportunidade, de ter acesso a prova real simulada da ordem. “Além de testarmos o conhecimento adquirido até o momento da graduação, podemos ter a experiência de como será na prática para quem almeja a advocacia, bem como a acessibilidade do custo para testar o conhecimento. Aos acadêmicos que não participaram, ressalto a importância do simulado bem como a experiência única adquirida."


O que e o Exame da Ordem
Para a obtenção da inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, é obrigatória a realização e aprovação no Exame de Ordem.
O Exame é dividido em duas etapas, 1ª e 2ª fase, a primeira fase é composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando diversas matérias no âmbito do Direito, dentre elas Ética Profissional, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Penal, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direitos Humanos, Direito Internacional, Direitos da criança e do adolescente, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito. Para obter a aprovação na primeira fase, o candidato precisa pontuar no mínimo 40 acertos, que correspondem a 50% da prova. Já a 2ª fase do exame, é uma prova discursiva, composta por 4 (quatro) questões dissertativas e a elaboração de 1 peça prático-profissional. Para a 2ª fase o estudante poderá optar por uma área específica, podendo ser Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Empresarial, a partir da qual serão formuladas as perguntas e o enunciado/problema para o desenvolvimento da peça prático-profissional.

Gostou? Compartilhe