Fatos 03.05.2019

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Duplicação começa pelo trecho urbano
A duplicação da ERS 324 vai iniciar pelo trecho urbano de Passo Fundo, a partir do terceiro ano de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação. A partir do oitavo ano do contrato, a empresa inicia a duplicação dos trechos chamados rurais. Segundo o secretário dos Transportes, Juvir Costella, 70% dos 115 Km da rodovia que devem ser duplicados (Passo Fundo a Nova Prata) são urbanos e, portanto, os de maior movimento. Sobre a tarifa de R$ 9,64, o secretário reafirmou que é o teto máximo estabelecido pelo projeto e que os deságios médios nas licitações de concessões pelo Brasil, tem sido de 40%. Juvir não descartou a possibilidade de o governo fazer nova licitação, caso este valor não baixe, o que ele considera muito improvável.


Líder informal
O deputado federal gaucho Marcel Van Hattem, do Partido Novo, se diz líder informal do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados e já é citado pelos principais veículos de comunicação do país como uma revelação. Tem se destacado na bancada de novatos e provocado ciúmes na cúpula do PSL, segundo matéria do Portal da Revista Exame. O líder do Novo na Câmara dos Deputados focou na agenda liberal do ministro da Economia, Paulo Guedes e suas defesas do governo recebem elogios do clã Bolsonaro, com quem está se aproximando. Tem caminho para assumir a liderança oficial do governo na Câmara.


Placa do Mercosul
Não será nenhuma novidade se o governo decidir abolir o uso da placa do Mercosul. Ontem o presidente Jair Bolsonaro, em transmissão pelo Facebook, disse que a placa “é motivo de constrangimento para a população”. Não seria constrangimento, mas o presidente tem razão: a placa não traz informações adequadas como cidade e estado, dificultando a identificação pelas autoridades. Até consultar no sistema é um eito. É mais uma invenção para alguém ganhar dinheiro assim como foram os kit de primeiros socorros, as cadeirinhas para crianças e o extintor de incêndio. Obrigatoriedades que foram suspensas depois que muitos motoristas gastaram para se adequar.

 

Conselho Tutelar
Eleições para o Conselho Tutelar recebeu cerca de 75 inscritos. No último processo foram 120 inscritos para as dez vagas existentes: cinco para cada uma das microrregiões. Os candidatos devem passar por três fases do processo seletivo. A primeira é a inscrição. A segunda é a avaliação psicológica e psiquiátrica. A última etapa do processo seletivo é um curso de curta duração promovido pelo COMDICA, que abrange as áreas de proteção à criança e ao adolescente e traz noções jurídicas da função do conselheiro tutelar. A eleição é unificada, acontece em todo o Brasil, no dia 6 de outubro.

 

Disputa
A ex-deputada Manuela D´Ávila, PCdoB, poderá ser o nome da esquerda para disputar a prefeitura de Porto Alegre. O PT já admite, segundo articulistas da capital, não concorrer em 2020, a primeira vez em anos. Se isso ocorrer, o passo-fundense e presidente do diretório estadual do PCdoB, Juliano Roso terá papel importante na campanha eleitoral na capital do Estado. Além disso, o PT estará demonstrando mudança na sua linha de participações eleitorais, já que nunca abriu a guarda para aliados.

A origem
Enquanto nos preocupamos com verdadeiras bobagens do cotidiano, cientistas descobrem na Antárdida um pequeno grão de poeira que faz parte de uma estrela que deixou de existir há muito tempo. Segundo o portal da BBC Brasil, o grão de poeira é do tamanho de um micróbio. A amostra - lançada ao espaço por uma estrela que explodiu antes mesmo do nascimento do Sistema Solar - foi encontrada em um meteorito rochoso na Antártida e a descoberta pode colocar em xeque as teorias atuais sobre como estrelas mortas se dispersam e semeiam matérias-primas no universo para a formação de planetas e, em última análise, moléculas precursoras da vida. A origem do universo num grão de poeira do tamanho de um micróbio. Talvez isso importe mais.

Gostou? Compartilhe