Fatos 12.03.2019

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Recado claro

O agronegócio abraçou o projeto do novo governo, apoiando a eleição de Jair Bolsonaro e agora quer retorno. O recado não poderia ter sido mais claro e foi dado ontem na abertura da Expodireto Cotrijal, pelo presidente Nei Cesar Mânica. Esse retorno, de imediato, se traduz na liberação de um aporte de R$ 3,5 bilhões para o Moderfrota, viabilizando a compra de máquinas e implementos agrícolas. Nem o vice-presidente Hamilton Mourão e muito menos a ministra da Agricultura Tereza Cristina deram a resposta que todos estavam esperando. Talvez pelo fato de que o ministro da Economia, Paulo Guedes esteja de mão fechada, como disse o senador Luiz Carlos Heinze, PP, à colunista.  Mas para o professor e pesquisador Elmar Floss, há uma inversão de prioridades na pauta do segmento. Para ele, o agricultor não precisa de mais financiamento para se endividar ainda mais. Ele entregou a ministra uma pauta com 18 itens considerados essenciais para o agronegócio.  

Púlpito

A ministra Tereza Cristina passou por duas situações inusitadas na abertura da Expodireto Cotrijal. Mesmo apresentando-se como ministra, os seguranças barraram a sua entrada na área reservada às autoridades. Levou alguns minutos até que o mal-entendido fosse desfeito. A segunda foi na hora de discursar. A ministra dispensou o púlpito, porque literalmente desapareceria atrás dele, em função da estatura. O governador Eduardo Leite, tratou de fazer um elogio à ministra dizendo que ela é uma grande mulher por suas ações.

Gênero

Homo sapiens é o nome dado à espécie dos seres humanos, de acordo com a classificação taxonômica. Esta é uma expressão latina que significa literalmente “homem sábio” ou “homem que sabe”. A expressão não faz referência ao gênero. No entanto, o vice-presidente Hamilton Mourão, depois de fazer graça com a altura da ministra da Agricultura Tereza Cristina, dizendo que ela vale por dez homens do governo, também brincou com a variação de gênero do homo sapiens, dizendo que também existe a mulher sapiens. Risos amarelados na platéia.

União de esforços

No próximo dia 18, a bancada gaúcha no Congresso vai se reunir com o governo do Estado, Assembleia Legislativa e Judiciário para traçar ações conjuntas que visem resolver os problemas do Estado. “Sem partidarismos ideológicos, queremos unidade”, disse o presidente do Parlamento Luiz Augusto Lara.

Presença

Vice-presidente Hamilton Mourão foi elogiado pela constante presença no Estado. Gaúcho de Porto Alegre, tem participado de eventos e ações com muita freqüência.

PSB expulsa Tiechinho

O Diretório municipal do PSB acolheu por unanimidade o parecer da Comissão de Ética que julgava a conduta do vereador Renato Orlando Tiequer, cujo parecer se manifestou pela expulsão do vereador por infidelidade partidária e comportamento incompatível com o Estatuto do partido. Ainda em agosto, durante o Congresso Nacional, o PSB aprovou e emitiu resolução impedindo o apoio e a manifestação pública de filiados do Partido aos candidatos de ultradireita, vetando rigorosamente o apoio à candidatura de Jair Bolsonaro.

Justificativa

Conforme Alexandre, a resolução não impedia seus filiados de votarem em quaisquer candidatos, uma vez que o voto é secreto, inominal e intransferível por força constitucional, entretanto vetava o apoio público a Bolsonaro. Durante a campanha, Renato Tiecher usou as redes sociais e apresentações públicas para manifestar seu apoio – incluindo o uso folclórico de seu carro pessoal – que durante a campanha eleitoral de 2018 realizou intensa campanha ao então candidato, fato comprovado nos autos do expediente administrativo direcionado à comissão de ética partidária.

 

Gostou? Compartilhe