Financiamento à inovação é um dos desafios atuais das empresas

25 empresários participaram do Café com TI, promovido pelo PoloSul.org e APLTEC

Escrito por
,
em
Antonioni orientou empresários sobre como buscar recursos para financiar a inovação

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O avanço tecnológico, a crise econômica, a mudança na forma de consumo e a velocidade com que as coisas se transformam e evoluem requer que as empresas inovem e busquem a melhora constante de seus produtos ou serviços. Mas, uma das preocupações e dúvidas de muitos empresários e como fazer e financiar esta inovação. Estas questões foram esclarecidas para mais de 25 empresários que participaram do Café com TI, promovido pelo PoloSul.org e APLTEC.  O evento que aconteceu na Acisa trouxe o tema “Financiamento à Inovação para Empresas” e foi apresentado por José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL e consultor de empresas nas áreas de Estratégia, Qualidade e Inovação.
Na oportunidade Antonioni trouxe alguns conceitos sobre inovação, trazendo um do Manual de Oslo, que relata que inovação é “a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos, ou ainda, à implementação de métodos ou processos de produção, distribuição, marketing ou organizacionais novos ou significativamente melhorados”.  O especialista ainda pontuou motivos de porquê inovar. “Empresas inovadoras crescem 16% a mais, são 31% mais produtivas, os trabalhadores têm salário 28,3% acima e exportam 12% a mais em valor do que as empresas não inovadoras”.


Porém, um dos grandes desafios da gestão da inovação nas organizações é encontrar a forma correta de financiamento, pois independente do porte da empresa, fazer evoluir uma ideia inovadora de um produto ou serviço até a sua inserção no mercado exige tempo e dinheiro. “No Brasil existem diferentes alternativas de financiamento à inovação conforme o momento e as necessidades das empresas. Mas é preciso atenção às características, condições e exigências de cada uma delas para encontrar a mais adequada, considerando a natureza do projeto e o perfil da empresa”, enalteceu o presidente do Softsul em sua fala, onde também apontou caminhos e opções para os associados, facilitando e trazendo ideias para a busca de recursos. “As empresas associadas ao Polosul interessadas em submeter projetos de inovação aos órgãos financiadores poderão contar com apoio da Softsul, enviando projeto através do e-mail softsul@softsul.org.br, em razão do Termo de Parceria vigente entre as entidades, que foi assinado em setembro/2017. ”

Café com TI
O Café com TI acontece na última quinta-feira dos meses pares. O evento conta com o patrocínio da NúcleoCom, NewConnect, Upside, Ren9ve, PulsarPay, Tn3 e com o apoio do APLTEC e ACISA.  Junte-se a nós e amplie a força da sua empresa.

Gostou? Compartilhe