Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Reunião da ABA

A primeira reunião do ano da Associação Brasileira de Advogados (ABA), foi realizada na quinta-feira (22), no escritório de advocacia Osmar Teixeira & Advogados associados e contou com a presença de advogados da cidade de Passo Fundo (Rodrigo Nunes Santana, Jamila Wisóski Moysés Etchezar, Ramiro Schnorr Grando, Lara Klein, Sirlei Vieira) e de Sarandi (Eduardo Marques). O Direitor da ABA da cidade de Passo Fundo, Albano Busato Teixeira, advogado militante, expôs que todos os advogados que tenham interesse em contribuir com o crescimento da classe e aprimoramento profissional serão recebidos na associação.


Professores municipais I
As aulas na rede municipal já começaram, mas para marcar o início do ano letivo os professores participam, nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, de um encontro de boas-vindas. Todos os inícios de semestres a Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo promove esta atividade como forma de integrar os professores e discutir os temas pertinentes ao ensino das crianças da faixa etária abrangida pelas escolas municipais.
Professores municipais II
Este ano, a atividade acontece nos turnos da manhã e da tarde, para oportunizar que todos os professores participem. No encontro, que será realizado no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, haverá palestra com o professor Robson Lima. O objetivo, segundo a coordenadora pedagógica da secretaria, Marla Debastiani Maffi, é tratar das questões da educação e motivas os professores para o início do novo ano letivo. Além dessa atividade de reinício, também já estão marcados os encontros de formação continuada. O primeiro deles é destinado aos coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental, e acontece no dia 5 de março.

 

Fasurgs
A Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul – Fasurgs, inicia nesta segunda-feira, (26), o semestre letivo. Os calouros dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Educação Física e Estética e Cosmética serão recepcionados com uma apresentação da instituição pelos diretores.Durante a primeira semana de aula, os acadêmicos poderão conferir e participar de diversas atrações promovidas pela instituição. A Fasurgs deseja a todos um bom retorno e início de atividades, para acadêmicos e professores.


Intervenção no Rio
O presidente Michel Temer disse ontem (23) que se a intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro não der certo, o governo não deu certo.“Se não der certo, não deu certo o governo, porque o comandante supremo das Forças Armadas é o presidente da República. De modo que as Forças Armadas nada mais fizeram do que obedecer o comando do seu comandante supremo. Se não der certo, foi o governo que errou, não foram as Forças Armadas”, disse.
Intervenção no Rio II
Na entrevista, Temer disse que o governo federal chegou a cogitar uma intervenção total no Rio de Janeiro. Mas, segundo o presidente, a uma medida era “muito radical” e, por isso, foi descartada. Temer explicou que em uma intervenção total o governador pode ser afastado. Ele foi questionado pelo jornalista José Luiz Datena se isso foi cogitado. “Claro, foi cogitado num primeiro momento, mas logo afastei a ideia por que seria uma coisa muito radical, e logo refutei. E refutando ficamos com a conclusão de que deveríamos intervir na área da segurança pública e no sistema penitenciário”.


Rebaixado I
A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito da dívida soberana do Brasil para -BB com perspectiva estável. A nota anterior era BB com perspectiva negativa. Com o rebaixamento, o Brasil se mantém entre os países que não têm o selo de bom pagador. Segundo a agência de classificação de risco, o rebaixamento deu-se em razão dos grandes e persistentes déficits fiscais e pelo peso da dívida do governo, que segue crescente, além de falta reformas que melhorem o desempenho estrutural das finanças públicas.
Rebaixado II
A Fitch cita ainda como fator para o rebaixamento a decisão do governo de adiar a votação da reforma da Previdência. Isso "representa um importante revés na agenda de reformas que mina a confiança de médio e longo prazo na trajetória da dívida pública e o compromisso político para abordar o problema". A agência diz, também, que os investimentos caíram para "novos mínimos".


Imposto de Renda I
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) começa no próximo dia 1º e vai até o dia 30 de abril deste ano. O programa de preenchimento da declaração estará disponível na próxima segunda-feira (26). Estão obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.

Imposto de Renda II
O painel inicial do sistema terá informações das fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração.Neste ano, será obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017.Na declaração de bens, serão incluídos campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam). Também será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.


Ministério do trabalho
O governo publicou na edição de ontem (23) do Diário Oficial da União decreto que torna sem efeito a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o cargo de ministra do Trabalho. A nomeação da deputada havia sido publicada no Diário Oficial do dia 3 de janeiro, mas decisões judiciais a impediram de tomar posse. O nome de Cristiane Brasil foi escolhido para a pasta em reunião do presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai da deputada, com o presidente Michel Temer. Após uma disputa judicial em torno da posse de Cristiane, a deputada e líderes do PTB foram recebidos por Temer na última quarta-feira (21) e combinaram com o presidente que o partido vai indicar outro nome para a pasta.


Inflação
A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – 15 (IPCA-15), ficou em 0,38% em fevereiro deste ano. O índice ficou em 0,39% em janeiro e em 0,54% em fevereiro do ano passado. O dado foi divulgado ontem (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a segunda menor taxa do IPCA-15 para meses de fevereiro desde a implantação do Plano em Real em 1994, ficando acima apenas da taxa de fevereiro de 2000 (0,34%). O IPCA-15 acumulado no ano está em 0,77%, já a taxa acumulada em 12 meses chega a 2,86%.


Indústria
O Índice de Confiança da Indústria registrou alta de 0,2 ponto na prévia de fevereiro, em comparação com o resultado consolidado de janeiro. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador ficou em 99,6 pontos, o maior patamar desde outubro de 2013, que foi de 99,9 pontos. A alta da confiança, segundo a prévia, combina melhora das expectativas com piora das avaliações sobre o momento presente. O Índice de Expectativas subiu 2,6 pontos em fevereiro e chegou a 100,6 pontos, o maior desde setembro de 2013. Já o Índice da Situação Atual caiu de 100,9 pontos para 98,5 pontos.

Gostou? Compartilhe