Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Empretec I
Seis dias de imersão para potencializar características empreendedoras e identificar novas oportunidades. Este é o Seminário Empretec, uma metodologia da ONU, que ocorre em Passo Fundo, por meio da parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o SEBRAE, que coordena o Seminário no Brasil. As primeiras atividades da edição deste ano têm início no dia 13 de março, com a primeira palestra de sensibilização.
Empretec II
A atividade, de acordo com a presidente da CDL, Carina Sobiesiak, é requisito para quem deseja participar do Seminário. A palestra ocorre na sede da CDL Passo Fundo, às 19h30, e é gratuita para os participantes. Quem deseja garantir sua vaga para a palestra ou conhecer o Seminário, que ocorre de 07 a 12 de maio na CDL, pode entrar em contato com o setor de Desenvolvimento da entidade no telefone (54) 3045-8834 ou pelo e-mail cursos@cdl-pf.com.br.

Empretec III
Promovido em mais de 30 países, o Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características empreendedoras e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Em Passo Fundo, o Seminário acontece através de uma parceria entre a CDL e o SEBRAE, que coordena o Seminário no Brasil. A busca de oportunidade e iniciativa, persistência, comprometimento e planejamento foram alguns dos tópicos abordados no Seminário, que conta com 60h de capacitação em seis dias de imersão.


Títulos I
Em um de seus primeiros rodeios de 2018, o Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo (DTJ) conquistou dois títulos. Os primeiros lugares foram no 19º Rodeio Crioulo de Nova Bassano, ocorrido no domingo (4). Os vencedores foram a invernada veterana e Emanoele de Mattos Oriotote, garantindo o triunfo na categoria solista vocal feminino. O Departamento também competiu no 26º Rodeio Crioulo Nacional de Bom Jesus.

Hábitos financeiros I
Nos últimos anos os brasileiros foram obrigados a enfrentar um cenário bastante adverso. A recessão tomou conta das conversas no dia a dia das pessoas, mas quais têm sido, de fato, as consequências para o consumidor? Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que sete em cada dez brasileiros (72%) mudaram seus hábitos em relação ao dinheiro por causa da crise econômica. Somente 19% garantem não ter feito mudanças.
Hábitos financeiros II
O orçamento mais curto fez com que muitas famílias modificassem a rotina de compras, além de repensar algumas de suas prioridades. Assim, 55% passaram a evitar compras de bens supérfluos, aumentando para 68% entre os mais velhos e 69% entre os pertencentes às classes A e B. Outros 55% reduziram os gastos com lazer, enquanto 54% passaram a fazer pesquisas de preço antes de adquirir um produto e 52% ficaram mais atentos às promoções, buscando preços menores.

 

Amigos do Meio Ambiente I
A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), por meio dos bolsistas do projeto de extensão “A leitura de mundo e da palavra no galpão da Coama” e do projeto de extensão do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) “Pré-vestibular popular e comunitário UPF”, realizou uma ação integrada no último sábado, 3 de março, dando início às atividades de extensão no Galpão da Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama).

Amigos do Meio Ambiente II
A atividade foi denominada, pelos próprios bolsistas, “Aulão na Coama”. De acordo com a coordenadora do projeto de extensão da Faed, professora Elisabeth Foschiera, o protagonismo na organização da atividade foi dos bolsistas, desde a organização do cronograma até a escolha do material a ser trabalhado. “O Aulão na Coama ocorrerá em quatro sábados do mês de março, com trabalho intensivo de várias áreas do conhecimento. Nesse primeiro sábado, foram trabalhados conteúdos da área das Linguagens e suas tecnologias, coordenado pela acadêmica do curso de letras Lissara Alves, com o apoio das alunas Verônica Azambuja, do curso de História, Cristiane Romero e Ane Luisa Scapini, do curso de Pedagogia”, explicou.
Amigos do Meio Ambiente III
Com uso de metodologias participativas, as bolsistas desenvolveram os conteúdos deixando as cooperadas mais confiantes para o desafio das provas que serão aplicadas, no final do mês de março, pela equipe do NEEJA. A Coama possui convênio com a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) para coleta dos resíduos recicláveis no Campus I.

 

IPVA
Passo Fundo receberá R$ 4,9 milhões do Tesouro Estadual referente ao pagamento do IPVA 2018 realizado em janeiro. Os números dos valores que retornam aos municípios foram publicados pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (6). O valor corresponde à 50% do total arrecadado. A outra parcela fica com o Estado.

Gostou? Compartilhe