Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Empoderar para transformar
Aconteceu na manhã do dia 27 de março o segundo encontro de formação do projeto "Empoderar para Transformar". Na oportunidade, ajudados pela bióloga Flavia Biondo, refletimos a partir da Declaração Universal dos Direitos da Água e do documento do Papa Franscisco "Laudato Si", aprofundando a temática e destacando que a água não é mercadoria, mas direito fundamental do ser humano. Depois da conversa no prédio da Biologia, os participantes realizaram uma visita ao Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar). Para esses momentos é possível a participação de 45 agentes através de um projeto junto ao Fundo Nacional de Solidariedade.

 

Procuradores
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) preencherá, a partir de abril, seu quadro previsto em lei de 62 procuradores. O provimento decorre do concurso de remoção nacional da carreira. No Estado, sete alterações serão realizadas nas lotações: uma procuradora sairá do RS, enquanto dois virão do Pará e quatro trocarão de unidades dentro do território gaúcho. Serão 15 procuradores no 2º grau e 47 no 1º (23 na Capital e 24 no Interior). Porto Alegre receberá mais uma procuradora (vaga que estava aberta). As unidades administrativas no Interior que terão trocas são Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas e Uruguaiana.
3 Procuradores lotados em Passo Fundo – por antiguidade
Flávia Bornéo Funck Priscila Dibi Schvarcz - (Coordenadora)
Renata Falcone Capistrano da Silva - (Coordenadora Substituta)


Pesquisador português
A IMED, por meio de seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração – PPGA, recebeu no Campus Passo Fundo o pesquisador do ISEG -Universidade de Lisboa (Portugal), Rafael Jorge Soares Duarte Marques. Durante sua passagem pela instituição, Marques, que é sociólogo, participou de workshops dentro do mestrado, abordando a temática “Repulsa, Moral e Poder: Conversões de bens em mercados contestados". Além disso, o português participou de bancas de mestrado e de reuniões institucionais e de pesquisa, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de investigações e futuras parcerias entre as IES.


Medicamentos
A alta dos medicamentos ficou em 2,43% em média. Conforme informação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o reajuste a ser aplicado deverá ficar entre 2,09% a 2,84%. O aumento neste ano ficou,abaixo da inflação oficial de 2017, que teve o índice de 2,95%, 


‘Dia D’ para doação  
O Hospital da Cidade (HC) realiza no dia 06 de abril (sexta-feira), em parceria com o Hemopasso, o ‘Dia D’ de Solidariedade, que convida a comunidade a contribuir com a campanha de doação de sangue promovida pela instituição. Nesta data, das 08h30min às 11h e das 13h30min às 16h, a unidade móvel do Hemopasso receberá os doadores no estacionamento do Hospital da Cidade (Rua Tiradentes, 295).   
 
O que é preciso para doar?
·         Estar em boas condições de saúde;


·         Apresentar documento oficial de identidade com foto;


·         Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;


·         Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;


·         O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;


·         Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;


·         Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;


·         Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;


·         Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
 

MP abre licitação

O Ministério Público Estadual publicou edital para abertura do processo de licitação de construção do novo prédio da instituição em Passo Fundo. A obra está orçada em R$ 13, 8 milhões e deverá ser concluída em 12 meses. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas concorrentes está marcada para o dia 23 de abril, às 10h, em Porto Alegre. O prédio terá um total de sete pavimentos, distribuídos em uma área de 4.386 metros quadrados, na rua Bororós, próximo ao Parque da Gare.

 

Declaração do IR
Até as 17 horas ontem, mais de sete milhões de declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração. O prazo de entrega encerra no dia 30 de abril.  A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.  No Rio Grande do Sul, foram recebidas até o momento 464.718 declarações do IRPF 2018. São esperadas no Estado em torno de 2.040.000 declarações este ano. Neste ano é obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017.


Clube Juvenil
A gastronomia do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo terá novos sabores. Isso porque os novos cardápios de festas no Salão Social e Leopoldo Bilhar da entidade serão montados exclusivamente pela empresa Mara Côcco Gastronomia. A marca, que retorna ao Juvenil para a segunda sua passagem, será responsável por todos os serviços envolvendo buffet e bebidas nas festas dos dois salões do Juvenil.

 

História dos municípios I
Você consegue imaginar o Rio Grande do Sul com apenas quatro municípios? Pois esta era a realidade do Estado em 1809, data da primeira divisão administrativa. Existiam apenas Rio Pardo, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre. De lá pra cá, surgiram 493 cidades. A partir de agora, quem quiser pode conhecer a origem e algumas curiosidades de tantos locais. Está tudo no livro Genealogia dos Municípios do Rio Grande do Sul 1809-2018, que foi lançado nesta segunda-feira (2) pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

História dos municípios II
O trabalho começou em 2015 com muita pesquisa. Técnicos do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) foram atrás de materiais históricos para explicar como chegamos aos atuais 497 municípios. São 59 páginas com conteúdo didático e linguagem acessível para todos os públicos. Além de ilustrações e mapas históricos, o livro traz um diagrama para consultar a data de origem e a árvore genealógica de cada cidade. A primeira edição tem uma tiragem de cinco mil exemplares, que serão distribuídos, de forma gratuita, para prefeituras, escolas públicas e universidades.

Gostou? Compartilhe