Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Grupo de Pele do HC
Com o intuito de sensibilizar a equipe de colaboradores do Hospital da Cidade sobre as formas de prevenção da ocorrência de lesões por pressão, o Grupo de Pele do HC iniciou nesta segunda-feira (21/05) as ações da 1ª Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão. “Esta campanha tem como finalidade sensibilizar profissionais de saúde para a prevenção da lesão por pressão, visando melhorar a qualidade e a segurança da assistência prestada aos pacientes” pontua o grupo. Ao longo do período estabelecido para a realização da campanha estão programadas diversas atividades de orientação e educação profissional sobre o tema, visando ampliar a qualidade e a segurança do atendimento ao paciente durante o período de internação hospitalar. 

 

Aposentadoria I
Desde ontem, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Aposentadoria II

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância. Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido. Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.


Censo 2020
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o primeiro teste de coleta de dados pela internet para o Censo Demográfico 2020. O ensaio ocorrerá em 52 municípios das cinco grandes regiões, incluindo domicílios de todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. O recurso já havia sido utilizado em 2010 em poucos casos, mas apenas como alternativa à entrevista presencial em ocasiões em que ela não foi possível. O objetivo principal do teste é avaliar o que o IBGE conseguirá com o auto-preenchimento do questionário, em comparação ao presencial. Embora o questionário seja idêntico, o teste não será executado igualmente em todas as áreas. A iniciativa está dividida em três grupos (A, B e C), de acordo com características demográficas. A forma de divulgação e de acesso aos questionários (e-ticket via Correios, agente de pesquisas ou acesso liberado) será diferente em cada um dos grupamentos.

 

Recursos para pesquisa I
A IMED por meio dos seus seis programas de Pós-graduação Stricto Sensu, em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia aprovaram, por meio do edital FAPERGS/CAPES 03/2018 projetos que receberão subsídio de cerca de R$80.000,00 em equipamentos direcionados para pesquisa. O Edital “PRÓ-EQUIPAMENTOS” propõe apoiar a aquisição ou manutenção de equipamentos já existentes, destinados a programas de pós-graduação (PPGs) Stricto Sensu recomendados pela CAPES, priorizando investimentos em equipamentos de pequeno e médio porte, bem como de material permanente, de caráter multiusuário.
Recursos para pesquisa II
Segundo a coordenadora de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa da instituição, professora Dra. Daiane Folle, “iniciativas da FAPERGS e da CAPES como esta são fundamentais para contribuir com as instituições de ensino públicas e privadas, na busca pela qualificação das pesquisas por meio da modernização e aquisição de equipamentos para uso direto nas pesquisas aplicadas. Equipamentos como computadores, impressora 3D, câmera para conferência, estação meteorológica, espectrofotômetro são exemplos das demandas feitas pelos pesquisadores e que terão caráter multiuso entre os diversos PPGs da instituição”. Os coordenadores dos PPGs trabalharam no sentido de integrar as demandas e os projetos, para que os equipamentos possam ter um caráter multiuso entre os programas, trazendo benefício direto para os atuais 223 alunos de pós-graduação Stricto Sensu da IMED. O recurso será alocado para uso exclusivo do desenvolvimento de pesquisa aplicada dentro da instituição.


Câncer de Mama I
O 2º Simpósio de Câncer de Mama reunirá renomados especialistas do país para discutir recentes avanços no diagnóstico, cirurgia, radioterapia e terapia medicamentosa. O evento, promovido pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), ocorre nos dias 25 e 26 de maio, no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), campus II, na Rua Teixeira Soares, 817, Centro, em Passo Fundo/RS. O câncer de mama é o mais incidente e a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Em 2016, a doença matou cerca de 1,2 mil pessoas no Rio Grande do Sul, conforme dados do DataSUS. Na região Norte, foram 100 mortes. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 59 mil novos casos em 2018.
Câncer de Mama II
O evento conta com o apoio da UPF, UFFS, Imed, Fasurgs, Acisa, Ameplan, Unimed, Instituto de Patologia de Passo Fundo (IPPF), Liga de Combate ao Câncer de Passo Fundo, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), além do patrocínio da Pfizer Oncology, Laboratório Roche, Laboratório Libbs, Astrazeneca, Novartis Oncologia e Clínica Kozma. O evento é destinado para estudantes, médicos e demais profissionais da saúde interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do CTCAN (www.ctcan.com.br).

Gostou? Compartilhe