Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Encontro
A Associação dos Jornais do Interior (ADI) participou de um jantar com o governador José Ivo Sartori, na noite de segunda-feira. O diretor-presidente do Jornal O Nacional, Mucio de Castro Filho, esteve presente e aproveitou a ocasião para conversar pessoalmente com o governador a respeito de projetos da empresa e sobre Passo Fundo, município que tem sido destaque estadual em termos de desenvolvimento, reconhecido pelo próprio Sartori.


Extinção de fundações I
A Procuradoria Geral do Estado obteve, junto ao Tribunal de Justiça, a suspensão de decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que impedia a extinção de seis fundações da Administração Pública, conforme previsto na Lei 14.982/17. São elas: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Fundação de Economia e Estatística (FEE), Fundação Piratini (FCP/TVE), Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Extinção de fundações II
A PGE argumentou que a decisão monocrática do TCE contrariou decisão anterior do Tribunal Pleno do TCE a respeito do mesmo pedido; usurpou competência do Judiciário, único órgão que poderia suspender lei estadual em suposto caso de confronto com a Constituição Federal; desrespeitou cláusula de reserva de plenário, que determina a necessidade da declaração de inconstitucionalidade, quando realizada por tribunais, observar o voto da maioria absoluta dos seus membros; violou competência privativa do governador do Estado na definição de política pública de Estado, além de outros aspectos que permitiam inclusive o exame do seu mérito pelo Tribunal de Justiça. Também apontou a grave insegurança jurídica que a decisão agora suspensa ocasionava, prejudicando o funcionamento dos serviços das fundações, tanto os que continuarão a ser desempenhados pelo Estado, quanto os que serão transferidos para a iniciativa privada.

 

Vestibular Imed
O Vestibular de Inverno da IMED Campus Passo Fundo está com inscrições abertas até o dia 30 de maio. Candidatos interessados em participar do processo seletivo e concorrer a uma das vagas podem acessar o site vestibular.imed.edu.br e escolher entre realizar a prova tradicional ou utilizar a nota do ENEM. O valor da inscrição é de R$ 20,00. Para esse concurso, estão sendo ofertadas 905 vagas em oito cursos de graduação. Em Passo Fundo, estão disponíveis 555 vagas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia. Para os alunos que desejarem realizar a prova presencial, ela acontece no dia 02 de junho, a partir das 14h.

 

Inflação I
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que calcula a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,14% em maio. O índice é inferior às prévias de abril deste ano (0,21%) e de maio de 2017 (0,24%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 1,23% no ano e de 2,7% em 12 meses. O principal impacto na prévia da inflação de maio veio do grupo de despesas saúde e cuidados pessoais, que teve alta de preços de 0,76% no período. A pressão foi exercida pelos itens planos de saúde (1,06%) e remédios (1,04%).
Inflação II
Outro grupo de despesas com impacto importante foi habitação, com taxa de inflação de 0,45% na prévia de maio, puxada pela energia elétrica, que, com alta de preços de 2,18%, foi o item com maior reflexo individual no IPCA-15. Transportes, por outro lado, foi o grupo de despesas que mais ajudou a frear a inflação, com queda de preços de 0,35%, resultado influenciado pelo preço do etanol, que caiu 5,17%, e as passagens aéreas, que recuaram 14,94%. Os alimentos e bebidas também tiveram deflação (queda de preços), de 0,05%, assim como os artigos de residência (0,11%).

 

Impostos I
Hoje é o Dia da Liberdade de Impostos e estabelecimentos de 15 estados e do Distrito Federal aderiram à iniciativa. A ação é liderada pela CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária no Brasil. Supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veículos vão aderir ao evento e oferecer descontos de até 70%.
Impostos II
A proposta do DLI é que, por um dia, os comerciantes deixem de repassar ao consumidor o percentual que pagam em impostos. Entre os participantes, postos de gasolina venderão 100 mil litros de combustível com 40% de desconto, exatamente a alíquota de impostos que compõe o valor final. Os estabelecimentos participantes serão divulgados pelas CDL participantes, à medida em que houver adesões.

 

Arteterapia I
Foram entregues oficialmente ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e ao Museu Histórico Regional (MHR) os mosaicos produzidos pelas alunas da Oficina de Arteterapia, desenvolvidas pelo curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF). A colocação das obras nas escadarias do pátio interno dos Museus, que pertencem ao Espaço Cultural Roseli Dolesky Pretto, foi concluída na tarde desta terça-feira, dia 22 de maio, e foi considerada um presente da comunidade pelos aniversários do MAVRS e do MHR, celebrado no dia 18 de maio. A entrega também fez parte das comemorações do Mês Internacional dos Museus. 

Arteterapia II
Oferecida há mais de 20 anos, a Oficina de Arterapia é vinculada ao Programa Comunidades Sustentáveis e ao Projur Mulher e Comunidade, da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), que incentiva iniciativas que visam à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente e à importância das relações humanas. Semanalmente, o grupo de mulheres da terceira idade se reúne para participar de atividades, que são articuladas com recursos das artes visuais e também da música e de outros recursos dramáticos que integram a arteterapia. As aulas são realizadas no Espaço de Ação Educativa do MAVRS e do MHR. Além da professora Mariane, as atividades também são conduzidas com a ajuda de uma bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e Assuntos Comunitários (Paidex) e de duas bolsistas voluntárias. 

 

Juros

A CAIXA promoveu a redução de juros da linha de capital de giro para micro e pequenas empresas. Os clientes já podem contratar o produto com taxas a partir de 0,95% a.m., uma redução de 19%. O banco também ampliou o acesso ao crédito, com disponibilidade de R$ 25 bilhões em 2018. O objetivo é se posicionar como a grande parceira do setor, ofertando soluções financeiras com condições especiais, auxiliando na manutenção das atividades das empresas, com geração de emprego e renda.

Gostou? Compartilhe