Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Nova data
A Defensoria Pública de Passo Fundo divulga nova data da I Jornada universitária da Defensoria Pública de Passo Fundo: a ação ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto. Todas as inscrições já realizadas estão mantidas e novas inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto na IMED Passo Fundo. Mais informações e a programação completa, que sofreu algumas alterações, podem ser obtidas pelo telefone (54) 3312.7907.

 

EducaSesc
Com o objetivo de disseminar conteúdos e experiências educativas inovadoras a partir dos temas Educação, Sustentabilidade, Envelhecimento Humano, Esporte e Lazer, a Revista EducaSesc está recebendo artigos e relatos até o dia 31 de agosto. O envio dos materiais deve ser feito para o e-mail revistaeducasesc@sesc-rs.com.br. Mais informações sobre as regras para a submissão estão disponíveis no site sesc-rs.com.br/educacao/revistaeducasesc. A revista é uma iniciativa da Gerência de Educação e Ação Social do Sesc/RS, que busca promover a educação como um meio eficaz e fundamental para a transformação de uma sociedade. Por isso, os conteúdos selecionados devem possibilitar a ampliação de conhecimentos e saberes nas referidas áreas temáticas.

 

Economia Empresarial
A Acisa Passo Fundo realiza, nos dias 26, 27 e 28 de junho, curso de Economia Empresarial, com o doutor em economia Marco Antônio Montoya. As aulas serão na sede da associação, das 19h às 22h. O curso visa proporcionar aos alunos uma formação em conceitos básicos das teorias micro e macroeconômica, permitindo o contato com conceitos mais avançados da economia empresarial. O comportamento do consumidor, a estrutura de mercado e a utilização de indicadores econômicos para a identificação de mercados como oportunidades de negócios estão entre os assuntos que serão abordados. Os interessados podem entrar em contato com a Acisa pelo e-mail comercial@acisa.org.br ou telefone (54) 3311-1300.

 

Boas Práticas
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é possível reduzir 40% os casos de diarréias e infecções alimentares se os alimentos forem manuseados em condições máximas de higiene. Visto que a higiene e a conservação dos alimentos evita problemas de saúde e desperdício, o Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para o curso Boas Práticas para Serviços de Alimentação. As aulas iniciam dia 9 de julho e acontecem às segundas-feiras, das 18h30 às 22h30. O curso prepara o participante para o reconhecimento e aplicação das normas de boas práticas na manipulação de alimentos, em atendimento à legislação sanitária em vigor. Matrículas devem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/passofundo, ou presencialmente no Senac Passo Fundo, localizado na Av. Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone (54) 3313-4599.

 

Tempo
Conforme boletim do Instituto Climatempo, elaborado especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a semana começa com tempo aberto e sem previsão de chuvas ao longo dos próximos dias na Região Sul do Brasil. No entanto, o avanço de uma nova frente fria pela região entre quarta (20) e quinta-feira (21) deixará o tempo instável e com possibilidade para pancadas de chuvas na faixa sul do Rio Grande do Sul. Essa frente fria deve avançar pelo Estado levando chuvas também às demais regiões produtoras do estado, a partir do próximo final de semana. De maneira geral, os níveis de umidade do solo têm sido favoráveis ao desenvolvimento inicial das lavouras de inverno e com o tempo mais aberto, previsto para os próximos dias, produtores podem praticar os tratos culturais sem maiores problemas.

 

Sisu
Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na etapa referente ao segundo semestre de 2018, estão disponíveis e já podem ser consultados no boletim do candidato, disponível na página online do programa. As instituições participantes também estão divulgando os resultados. Os aprovados têm prazo entre 22 e 28 de junho para fazer a matrícula na instituição escolhida. Quem não tiver sido aprovado na chamada regular tem entre os dias 22 e 27 de junho para manifestar interesse em participar da lista de espera. O pedido deve ser feito na página do programa.

 

Formação de professores
O terceiro encontro do curso de formação Vivências Docentes, idealizado pelas professoras Sindi Bones Bötker e Ana Lúcia Kapczinski e realizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo, contou com a presença do professor mestre em políticas educacionais Evandro Consalter, que refletiu com os docentes da rede municipal sobre como a educação tem chamado a atenção dos empresários e se colocado como o que ele chama de ‘grande mercado deste século’. O projeto Vivências Docentes fundamenta-se em torno das reflexões sobre a formação humana dos sujeitos da Educação Básica, com ênfase na constituição do “eu-docente” diante dos desafios que a escola pública apresenta. Parte da leitura do contexto amplo da sociedade que incidem nos modos de educar nos dias de hoje, discute sobre o cotidiano da sala de aula (no segundo momento) e finaliza com um olhar introspectivo acerca dos modos com os quais os participantes se constituem enquanto profissionais da educação. Os módulos são oferecidos em dois semestres, com quatro atividades distribuídas em encontros mensais, a partir de quatro momentos. Em sua primeira edição, o curso é direcionado somente aos professores da rede municipal de Passo Fundo.

 

Atendimento Especializado
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo vai realizar nesta quinta-feira (21) uma campanha de prevenção das hepatites virais. A iniciativa acontece junto com a Liga Acadêmica de Hepatologia Dr. Paulo Reichert e Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento acontece das 11h às 16h30 na praça Tamandaré. Devido à incidência da doença, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre as formas de transmissão e a importância de prevenir essa doença, que é responsável por cerca de 1,4 milhão de óbitos por ano no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Durante a ação serão feitas abordagens para levar à população informações sobre as hepatites virais, além da distribuição de material educativo. Também serão realizados testes rápidos gratuitos para detectação da doença. Para a realização dos testes é preciso apresentar um documento com foto.

 

Frente Parlamentar
Acontece nesta terça-feira, às 13h a instalação da Frente Parlamentar Para Análise da Situação dos Salários de Valor Abaixo do Mínimo Legal, Recebidos por Servidores do Estado do Rio Grande do Sul. A Frente foi proposta pelo deputado Pedro Ruas, PSOL. Cerca de 15 mil servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul recebem salários inferiores ao Mínimo Oficial. Para encontrar soluções ao problema - que é uma ilegalidade – o deputado Pedro Ruas propôs, e teve aprovada, “Frente Parlamentar Para Análise da Situação dos Salários de Valor Abaixo do Mínimo Legal, Recebidos por Servidores do Estado do Rio Grande do Sul”. Dezenove parlamentares assinaram a formação da Frente.


UBS I
Com previsão para atender aproximadamente cinco comunidades da região do bairro São Luiz Gonzaga, a maior Unidade Básica de Saúde (UBS), com 700 metros quadrados,  deverá ter concluída sua construção no início do segundo semestre. A estrutura servirá de referência para bairros próximos como Vila Isabel, Manoel Corralo, Parque Bela Vista e Santa Maria II. Nesta segunda-feira (18), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, esteve visitando as novas instalações da UBS e conferiu a fase de trabalhos de acabamento feito pela empresa responsável para a entrega da obra à administração municipal.

 

UBS II
A nova UBS São Luiz Gonzaga é de porte III, com possibilidade de ter até três equipes de Atenção Básica à Saúde, incluindo dentistas e agentes de saúde. O investimento que está sendo feito na UBS da São Luiz Gonzaga é de aproximadamente R$ 1 milhão e conta com recursos da Prefeitura e verbas do Fundo Nacional de Saúde do governo federal.

Hepatite
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo vai realizar na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, uma campanha de prevenção das hepatites virais. A iniciativa acontece junto com a Liga Acadêmica de Hepatologia Dr. Paulo Reichert e Liga Acadêmica de Infectologia da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento acontece das 11h às 16h30 na praça Tamandaré. As hepatites virais B e C são doenças infecciosas causadas por vírus que afetam principalmente as células do fígado, causando inflamação que pode evoluir para a cirrose hepática ou até mesmo resultar em câncer de fígado. Para a realização dos testes é preciso apresentar um documento com foto.

Gostou? Compartilhe