Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

13º dos servidores municipais

Nesta sexta-feira, dia 20 de julho, a Prefeitura de Passo Fundo fará o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores públicos. Com isso, haverá uma injeção de recursos na economia de Passo Fundo, o que deverá aquecer diversos setores, como por exemplo, o comércio. A antecipação da primeira parcela está prevista pela Lei Orgânica do município e o seu cumprimento está sendo garantido graças ao equilíbrio da administração municipal do somatório das receitas e despesas. A segunda parcela será paga no final do ano.

Aniversário de Passo Fundo I
A Prefeitura de Passo Fundo está concluindo os últimos detalhes das atividades comemorativas dos 161 anos da cidade. A Semana do Município terá uma programação intensa de 1º a 7 de agosto, além de outros eventos que irão se estender ao longo do mês de aniversário. A abertura oficial acontecerá no primeiro dia do mês, a partir das 14h, na Arena do Instituto Histórico, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, com pronunciamento de autoridades, atrações artísticas e homenagens. 

Aniversário de Passo Fundo II
Outro evento já confirmado é o Jantar em homenagem a entidades que contribuíram com o desenvolvimento econômico de Passo Fundo, que ocorrerá no dia 4 de agosto, às 20h, na Casa do Bosque. Serão homenageadas as entidades Acisa, CDL, Sindilojas, Sinduscon e Sindicato Rural. Nos próximos dias a programação completa da Semana do Município será divulgada e poderá ser acessada no portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). 

 

Moedas I
Parte da população brasileira ainda tem o hábito de guardar moedas em casa. Estudo divulgado ontem pelo Banco Central (BC) mostra que 19,3% da população guarda moedas por mais de seis meses. Além disso, 56,2% usam o dinheiro guardado no cofrinho para compras e pagamentos, mostra o BC, no estudo "O brasileiro e sua relação com o dinheiro". Segundo o BC, o dinheiro vivo ainda é o meio de pagamento mais utilizado pela população: 96,1% responderam que, além de outros meios, também fazem pagamentos em espécie. Na questão, os entrevistados podiam marcar mais de uma opção – 51,5% mencionaram cartão de débito e 45,5%, cartão de crédito.
Moedas II
Para compras de até R$ 10, 87,9% dos entrevistados preferem utilizar dinheiro. Esse índice diminui com pagamentos de maior valor. Para desembolsos de mais de R$ 500, a maior parte (42,6%) prefere cartão de crédito. No comércio, 75,8% dos estabelecimentos aceitam pagamentos no débito e 74,1% no crédito. Apenas 16,3% aceitam cheques. Segundo o comércio, os pagamentos em dinheiro representam 50% do faturamento, contra 55% registrados em pesquisa de 2013. O cartão de débito aumentou de 14% para 20% sua fatia no fluxo de caixa dos estabelecimentos. Já o uso de cheques diminuiu 2 pontos percentuais, passando para apenas 1%. As vendas feitas em cartão de crédito ficaram estáveis no período, com 25%.


Tio Hugo
A Administração Municipal de Tio Hugo iniciou nesta semana as obras de drenagem de uma vala as margens da RS 223 no perímetro urbano do município. A área que faz parte da faixa de domínio do DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, acumula resíduos oriundos da parte central da cidade. A obra deve seguir nas próximas semanas, uma vez que o trabalho é complexo e exige a instalação de redes de drenagem. De acordo com o prefeito Gilso Paz a aquisição da tubulação já está em fase licitatória e o processo deve ser concluído em breve. A drenagem deverá solucionar o problema de acumulo de resíduos e mau cheiro do local.

Literatura em Diálogo
Um nova edição do projeto de extensão Literatura em Diálogo, ligada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao curso de Letras do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e realizada em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, acontecerá no dia 4 de setembro, no Centro de Eventos da UPF, a partir das 19h20min. A temática central desta edição será a vida, a obra poética e a obra política do escritor Pablo Neruda. O Projeto de Extensão Literatura em Diálogo constitui-se numa atividade fundamentada, especialmente, nas teorias do crítico literário brasileiro Antonio Candido, estudioso que propõe analisar a Literatura na sua relação com as demais áreas do conhecimento, a fim de compreender a presença do externo no interno das obras.

 

Estado
O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou que o Rio Grande do Sul está fora da lista de inadimplência do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o Cauc, um cadastro mantido pelo Ministério da Educação (MEC) que norteia as transferências de verbas feitas a estados e municípios. De acordo com o ministro, a adimplência é pré-requisito fundamental para a transferência de valores relativos a projetos que envolvem aporte de órgãos federais, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Gostou? Compartilhe