Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Grupo da Foto 

A fotografia sempre foi um registro para eternizar momentos e lugares. É com esse objetivo que o Grupo da Foto, formado por fotógrafos amadores e profissionais da cidade, produziram a exposição “A Cidade do Fotógrafo”.  Assim como no mundo todo, em Passo Fundo a história também é contada pela fotografia. No texto de apresentação da exposição, o grupo mostra a motivação para a ideia. “Aqui, o olhar de 11 fotógrafos, sua relação com Passo Fundo, com a cidade que caminha, que vê de longe, que vê de perto, que vê detalhes, que se vê, que ilustra a história de todos que a constroem também. Mas o olhar não é ingênuo, cada qual tem o seu e diz algo. Fotografar a cidade é fotografar a si mesmo- Você lembra da Sua cidade Da paisagem que está na sua vida, Fotografe!”. A exposição “A Cidade do Fotógrafo” fica aberta até o dia 8 de setembro, na Sala Desdêmona Machado Aires, no 2º andar do Teatro Municipal Múcio de Castro. O horário de visitação é toda quarta-feira, das 14h às 17h, e também uma hora antes dos espetáculos realizados no Teatro Municipal . 


Saque do abono
O abono salarial referente a 2017 já está liberado para trabalhadores da iniciativa privada que nasceram no mês de agosto e para os servidores públicos com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) final 1. O recurso foi disponibilizado nesta quinta-feira (16) e o prazo final para recebimento é 28 de junho de 2019. O crédito do abono do PIS/Pasep ano-base 2017 foi iniciado em 26 de julho e a liberação do dinheiro para os trabalhadores é realizada de acordo com o mês de nascimento ou o número final da inscrição dos beneficiários. 


ProUni
As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) referentes ao segundo semestre de 2018 serão abertas na próxima segunda-feira, 20. Os alunos matriculados nas instituições de ensino superior devem se inscrever até 28 de setembro. Já para os estudantes não matriculados, o prazo é menor e vai até 24 de agosto. O edital com o cronograma do programa foi publicado nesta quinta-feira, 16, no Diário Oficial da União (DOU). O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.


Frutas e hortaliças
Frutas e verduras ficaram mais baratas, em agosto, nas principais centrais de abastecimento do País. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a maior oferta de produtos derrubou os preços no mês. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (16). A companhia não calcula um índice médio para o recuo desses preços, mas dá uma lista com a variação dos itens em cada central de abastecimento.


Plantas Bioativas
O uso de fitoterápicos é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde com finalidade preventiva, curativa ou paliativa. Com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, no dia 21 de agosto, o 3º Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia na Agropecuária. As inscrições para o seminário estão abertas e podem ser realizadas até a data do evento, pelo site da UPF, acessando o site https://secure.upf.br/eventos/eventos/335 . A atividade, que conta com diversos parceiros, acontece no Centro de Eventos e Portal das Linguagens, Campus I da UPF, com início às 8h30min. A inscrição pode ser feita com a entrega de material de higiene pessoal, que será doado pelos participantes. Durante o Seminário Regional de Plantas Bioativas, haverá comercialização de produtos e exposições temáticas, além de distribuição de mudas e sementes.


Mini telas I
Expressar-se através de pintura em telas é uma das mais bonitas formas de arte. Foi pensando assim que os professores e equipe diretiva da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve realizaram com os alunos um projeto de releitura de pinturas de artistas famosos. Como resultado, as crianças produziram mini telas.Cada turma ficou livre para escolher o motivo e o artista de preferência. Mas antes disso foram estudadas as obras e os artistas e sugerida a realização de uma releitura.
Mini telas II
O projeto envolveu alunos dos 3 aos 5 anos de idade. “O Projeto de Artes faz parte do cotidiano da escola e a proposta da miniatura foi para que ficasse algo personalizado do trabalho realizado pelas escolas da rede municipal”, explica Deisi Oliveira, do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. A experiência exitosa da escola Branca de Neve está servindo de base para que outras escolas da rede municipal, tanto de educação infantil como se ensino fundamental, se engajem nessa iniciativa, que busca levar a arte e a cultura para o cotidiano das escolas.

 

Festival da Pizza

O evento gastronômico que já está no calendário regional tem data marcada para acontecer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no CTG Lalau Miranda. Os ingressos para o II Festival da Pizza, já podem ser adquiridos pela internet. Neste ano, serão 27 sabores divididos em três ilhas temáticas: Clássicos da Pizza, Sabores do Brasil e Mundo dos Doces. Cada ilha também terá uma pizza especial do evento. O Festival da Pizza ocorre dentro das comemorações de aniversário de 161 anos de Passo Fundo, com o objetivo de promover a participação de toda a comunidade por se tratar de um produto gastronômico de gosto popular e de valor acessível. No Festival terá música ao vivo e cabine fotográfica. Para as crianças, terá Espaço Kids com brinquedos e recreacionistas e Oficina da Pizza.

Gostou? Compartilhe