Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Minicurso de Inglês
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), e o Projeto Grupo de Estudos de Língua Inglesa realizam o Minicurso de Inglês para jovens. A formação é destinada a jovens estudantes da escola pública que se interessam pela língua inglesa. Os encontros acontecerão nos dias 6, 20 e 27 de outubro, das 8h30min às 11h30min, na sala 3 do IFCH, Campus I da UPF. O minicurso tem carga horária de 12h (com certificação). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail letras@upf.br. As vagas são limitadas.

 

Estética facial I
O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), por meio do curso de Estética e Cosmética, promove a oficina “Estética facial – limpeza de pele”, com a palestrante Thaís Michel Fuga. A atividade será realizada no dia 22 de outubro, nos turnos manhã e tarde, na sala 227 e no laboratório facial do Centro de Educação em Tecnologia (CET), no Campus I da UPF.
Estética facial II
Com carga horária de 8 horas, a oficina terá como foco apresentar as inovações na área estética facial, com foco em limpeza de pele, contribuindo, dessa forma, para uma formação de qualidade. Acadêmicos do curso de Estética e Cosmética e profissionais da área estética estão convidados a participar. Interessados devem se inscrever até 18 de outubro, em www.upf.br/agenda. O custo da inscrição é de R$ 100,00. No total, são oferecidas 30 vagas. Mais informações pelo telefone (54) 3317-8410 e pelo e-mail micheline@upf.br.

 

Mostra Sesi
Um projeto para melhorar o funcionamento da linha de produção das indústrias, com foco na ergonomia, de alunos da Educação de Jovens e Adultos do Sesi de Passo Fundo, e uma horta suspensa feita por estudantes do Contraturno do Sesi Marau são alguns dos trabalhos que estarão na Mostra Sesi Com @ Ciência, realizada nos dias 9 e 10 de outubro, no Centro de Eventos da FIERGS em Porto Alegre. O evento busca estimular a ciência, a tecnologia e a inovação e terá 150 projetos envolvendo estudantes do Contraturno, EJA e Ensino Médio do Sesi de 26 cidades gaúchas. Os trabalhos foram selecionados nas unidades do Sesi e relacionam-se à ciência e à tecnologia.


Trabalho I
A Fecomércio-RS divulgou ontem os resultados da Pesquisa de Temporários 2018. O levantamento aponta que as contratações no varejo gaúcho devem aumentar em 33,1% a força de trabalho dos estabelecimentos. Entre aqueles que pretendem contratar temporários, a quantidade de trabalhadores será, na média, semelhante ao ano de 2017. A pesquisa pode ser acessada aqui.
Trabalho II
A entidade ouviu 384 estabelecimentos nos principais municípios gaúchos - Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas, entre 28 de agosto e 6 de setembro. Também em comparação com o ano anterior, 54,1% dos estabelecimentos devem contratar a mesma quantidade de funcionários, e 18,9% deles buscarão mais pessoas. Das vagas que estão sendo abertas, 87,8% serão destinadas para as áreas de vendas e comercial e 20,8% para as funções de caixa e crediário.


Sarampo
Até o dia 1º de outubro, 1.935 casos de sarampo foram confirmados no Brasil – sendo 1.525 no Amazonas e 330 em Roraima. O Amazonas contabiliza ainda 7.873 caso em investigação e Roraima, 101. Casos isolados foram registrados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (33), em Rondônia (3), Pernambuco (4), no Pará (14), Distrito Federal (1) e em Sergipe (4). Ainda de acordo com a pasta, dez mortes por sarampo foram confirmadas, sendo quatro em Roraima (3 estrangeiros e 1 brasileiro), quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 em Manaus e 2 no município de Autazes) e dois no Pará (indígena e venezuelano).

Desemprego
Ainda de acordo com a pasta, dez mortes por sarampo foram confirmadas, sendo quatro em Roraima (3 estrangeiros e 1 brasileiro), quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 em Manaus e 2 no município de Autazes) e dois no Pará (indígena e venezuelano).Levantamento feito pela Agência Brasil a partir de dados do IBGE (desde o 2º trimestre de 2012) mostra que, em seis anos, a evolução do saldo de pessoas com 14 anos ou mais ocupadas foi um crescimento de 1,88%.


Mariana
Quase três anos após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), a Samarco e o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) firmaram o acordo que assegura indenização aos membros da comunidade atingida pela tragédia.O distrito de Bento Rodrigues, dois anos após o rompimento da barragem - José Cruz/Arquivo/Agência Brasil. Com a oficialização do acordo, a Samarco, empresa controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, e a Fundação Renova, organização criada para articular as ações de reparação, terão até três meses para se manifestar quanto aos valores de indenização pleiteados pelas vítimas, que serão estabelecidos conforme seu perfil e os danos sofridos.


Justiça

A crescente população de idosos tem trazido novos desafios para a área da Justiça e de proteção dos direitos humanos no Brasil. A demanda judicial envolvendo pessoas com mais de 60 anos aumentou, mas a estrutura do Poder Público ainda não acompanha o ritmo das demandas.Na área da justiça, o Estatuto do Idoso, que completou 15 anos esta semana, estabelece que processos envolvendo violação de direitos de idosos ou que tenham pessoas com mais de 60 anos como parte envolvida devem ter prioridade na tramitação. Contudo, o sistema judiciário ainda está se adaptando à nova realidade.

Gostou? Compartilhe