Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Leitores e escritores
Inscrições abertas para segundo Encontro com Escritores das Jornadas Literárias, que ocorre em novembro, em Lagoa Vermelha, Marau e Passo Fundo. Escolas interessadas em participar já podem realizar as suas inscrições através do site upf.br/16jornada. O Encontro com Autores faz parte do projeto Jornada em Movimento, que ocorre nos anos em que não há edição da Jornada Nacional de Literatura. Essa atividade consiste em um momento em que os leitores encontram os escritores das obras lidas durante o semestre. Passo Fundo, recebe as escritoras Helena Gomes e Simone Pedersen, no dia 28 de novembro, no Centro de Eventos da UPF, às 9h e às 14h. No endereço, também é possível conferir mais informações sobre as autoras e as obras indicadas.


Diabetes
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa ComSaúde da Faculdade de Medicina e do projeto Acampamento da Criança com Diabetes, realiza o “I Encontro de Professores da Rede Municipal e Privada de Passo Fundo: desmistificando a Diabetes Mellitus Tipo I (DMI)”. As inscrições para o evento são gratuitas e encerram no dia 14 de novembro. O Encontro tem o objetivo de esclarecer aos professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada questões relacionadas aos sinais e sintomas da Diabetes tipo I. O evento ocorre a partir das 19h, no dia 14 de novembro, no anfiteatro da Faculdade de Medicina, Campus II UPF. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://secure.upf.br/eventos/eventos/385.


Boletos
Desde sábado (10), boletos vencidos já podem ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador. O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos.


Educação
Com o intuito de incentivar a leitura e o exercício da produção textual dos estudantes, a Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), louçou na nesta sexta-feira (9), a 26ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias. A todo, 100 alunos do interior do estado e de Porto Alegre foram selecionados para serem os autores da obra que reúne poesias, contos, desenhos e crônicas. A publicação é uma excelente oportunidade para os jovens mostrarem o seu talento e serem reconhecidos por isto.


Agência Transfusional HC
A equipe da Agência Transfusional do Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo foi responsável por uma atividade de qualificação profissional destinada aos Responsáveis Técnicos das agências transfusionais, que não possuem titulação em Hemoterapia, de todo o Rio Grande do Sul. Todos os médicos que participaram da capacitação realizaram um estágio prático de dezesseis horas na unidade do HC entre os meses de agosto a outubro deste ano. As agências transfusionais atuam no armazenamento e realização de testes imuno-hematológicos pré-transfusionais de sangue e seus derivados, para que as transfusões sanguíneas sejam possíveis no ambiente hospitalar de forma segura. Foram abordados durante as atividades os princípios e diretrizes da Política Nacional de Sangue, Componentes e Derivados, além das regras para funcionamento de estabelecimentos de saúde.


Escolas Estaduais I
As mais de 2,5 mil escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul preparam-se para escolher seus diretores para mandados de três anos. A votação será no dia 27 de novembro. Este ano, a Secretaria da Educação (Seduc) promove curso inédito de gestão para os próximos gestores. A primeira fase, no sistema de Ensino a Distância (EaD), começou na sexta-feira (9). O link já foi disponibilizado e mais de 1,3 mil candidatos (alguns tentando a reeleição) se matricularam, desde o dia 5, quando começaram as inscrições. Obrigatório a diretores e vices a partir da próxima gestão, o curso traz informações sobre o funcionamento dos departamentos da Seduc – Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos, Logística, Jurídico e Pedagógico. Há, ainda, conteúdo voltado para liderança e comunicação (media training).

Escolas Estaduais II
No primeiro módulo, de 20 horas, os diretores aprendem noções de liderança e da função, bem como os atributos principais da administração pública. Em dezembro, o próximo módulo, de 40 horas, explicará o funcionamento e a melhor maneira de encaminhar demandas à Seduc. O terceiro módulo, também de 40 horas, a ser realizado no início do próximo ano, mostra ações indispensáveis ao cotidiano de quem faz a gestão escolar. A carga horária é de 120 horas.


Bueiros e Tubulações
Em uma ação que procura impedir que os resíduos sólidos cheguem até as tubulações, o vereador Marcio Patussi (PDT) sugere a instalação de um sistema de bueiros inteligentes. O sistema consiste na instalação de um cesto coletor com capacidade de 300 litros, que age como um filtro, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido trazido durante o processo de escoamento. A exemplo de outros municípios que já implementaram o sistema, como a cidade de São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Governador Valadarez (MG), onde foi possível observar a redução dos problemas causados pela obstrução de bueiros e bocas-de-lobo, Patussi acredita que a medida, além de ser implementada em Passo fundo, também possa ser acrescentada no Plano de Resíduos Sólidos do município, aprovado em 2018. 

 

Marcha para Jesus
Evangélicos realizaram no sábado à tarde em Passo Fundo, a Marcha para Jesus, uma atividade que já se tornou tradicional em Passo Fundo e reúne milhares de pessoas todos oos anos. O grupo saiu do largo da Prefeitura, com deslocamento pela Av. Brasil, passando pela Av. Sete de Setembro até o Parque da Gare onde, no fim do dia, aconteceu um show evangelístico com o cantor Ton Carfi. O evento é organizado pela Associação de Pastores e Ministros Evangélicos de Passo Fundo (Amepas).


Mobilização contra o Aedes
A Secretaria Estadual da Saúde prepara a Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes, que acontece entre os dias 26 e 30 de novembro. A proximidade do verão, com o consequente aumento das temperaturas e chuvas, é o alerta para que haja um reforço das atividades de eliminação dos focos do inseto, que deposita suas larvas em locais com água parada. No Rio Grande do Sul são 313 cidades consideradas infestadas pelo mosquito, o que representa 63% dos municípios gaúchos, incluindo Passo Fundo. O número de cidades aumentou durante o ano de 2018, somando 64 municípios a mais do que em relação ao ano de 2017.

 

Semana de Mobilização e Dia D
A Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti tem por objetivo estimular ações nas áreas de educação, assistência social e saúde nos estados e municípios a respeito da importância de prevenção à dengue, zika e chikungunya, bem como do combate ao Aedes. No dia 30 de novembro, a programação terá o Dia D, quando a orientação será que sejam realizadas atividades com a presença de autoridades, gestores, líderes e personalidades. Como forma de mobilização, são incentivadas a execução de ações educativas, mutirões de limpeza, atividades lúdicas e rodas de conversa.


Cenário pós-eleições
Quais serão os cenários econômicos e as perspectivas para o Brasil e para o Rio Grande do Sul pós-eleições? Este é o tema da próxima e última Reunião Almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo em 2018. O convidado é o economista-chefe da CDL Porto Alegre e articulista de Economia do Portal Locus Online, Oscar André Frank Junior. De acordo com o economista, a palestra será dividida em três partes. A primeira delas trata sobre a evolução do cenário econômico e as perspectivas para o futuro com foco no varejo. Em seguida, o palestrante abordará as projeções e os indicadores de mercado para 2019, destacando seis desafios que o Brasil deve enfrentar para acelerar o crescimento a médio e longo prazo. A terceira parte será focada nos desafios do Rio Grande do Sul, quando o palestrante abordará temas como finanças públicas e o envelhecimento da população.

Serviço:
Evento: Reunião Almoço CDL
Tema: Cenários Econômicos e Perspectivas Pós-Eleições.
Palestrante: Oscar André Frank Junior, economista-chefe da CDL Porto Alegre
Data: 20 de novembro, terça-feira
Horário: 12h
Local: Clube Comercial

Gostou? Compartilhe