Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Conselho Saúde I
Em reunião plenária ordinária, dia 08 de janeiro, o Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo – CMS, reelegeu os componentes da mesa coordenadora, mantendo Neri Gomes como coordenador, Luiz Dalmagro – vice coordenador, Carla Gonçalves – primeira secretária e Leonilde Zamuner segunda secretária, por um período de 1 ano.Foi definido a organização da conferência municipal de saúde nos dias 29 e 30 de março de 2019, sendo que as conferências acontecerão em todos os municípios do Brasil nos períodos de 02 de janeiro a 15 de abril de 2019. A conferência estadual está prevista de 16 de abril a 15 de junho e a nacional em 28 a 31 julho de 2019. O tema central deste ano trata-se de Democracia e Saúde. As informações irão contribuir para que se tenha um diagnóstico mais próximo da realidade cotidiana da população, visando orientar e elaborar novas políticas públicas de saúde.

Conselho Saúde II
Os eixos temáticos serão- Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Ficou deliberado que serão organizadas 5 pré-conferências nos distritos sanitários de saúde, isto é, uma em cada CAIS. Um dos objetivos consiste na participação das pessoas, visando avaliar o funcionamento dos serviços de saúde, como UBS ou CAIS da sua região. De que forma estão acontecendo os atendimentos, existem dificuldades, em consultas, medicamentos, exames, quando necessita de internação quais as dificuldades. Também necessário identificar o por que de: quando marcamos consulta não vamos consultar? Por que não vamos buscar os exames quando solicitados? Há a intenção de organizar pré-conferências com temáticas específicas como, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde da juventude, saúde da população negra.

Transferência Escolar
Os pais ou responsáveis que precisam pedir a transferência de alunos entre escolas, redes ou municípios podem fazer a solicitação. Para a transferência de alunos matriculados no pré I e no pré II da educação infantil e no 2º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal, ou em outras redes, ou ainda em outros municípios é preciso acessar o site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br), procurar o link Matrícula Municipal e descer até o final da página, onde está o formulário que precisa ser preenchido.Depois de responder ao formulário, é preciso esperar pela divulgação das designações de transferências, que será realizada a partir do dia 4 de fevereiro também pelo site da Prefeitura.

 

Exposição MAVRS
A exposição “A linha contínua, no desenho cego de Ruth Schneider”, desenvolvida pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), está aberta à visitação até o dia 23 de fevereiro, no Sesc Passo Fundo. A mostra apresenta desenhos cegos baseados nos originais da artista, uma forma inédita de apresentação das obras acervo. A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h. Os desenhos revelam a oportunidade de aguçar a observação, obrigando o desenhista a seguir o contorno de formas, apenas usando o olhar observador e, ao mesmo tempo, deixando a mão livre, para que o lápis deslize livremente pelo papel.  


UPF Editoria
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por intermédio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG) e da UPF Editora, torna público o Edital de Chamada para Publicação de Obras de Cunho Científico e convida os professores da Instituição e o público externo a apresentarem propostas que atendam aos termos estabelecidos. As propostas devem ser enviadas para o e-mail editora@upf.br, até às 17h do dia 15 de abril. Os originais serão avaliados pelo Conselho Editorial, que apreciará as propostas e, após análise informará a aprovação ou a rejeição da publicação.Para mais informações, é possível acessar o edital pela página upf.br.

 

Troca de Lâmpadas I
A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG) fechou o ano de 2018 contabilizando um grande número de atendimentos à população, em especial na troca ou conserto de lâmpadas. Segundo o secretário Cristiam Thans, foram cerca de 8.600 atendimentos dessa natureza. Além disso, a Prefeitura de Passo Fundo, através da secretaria, instalou mais de 520 novas luminárias normais e outras 110 novas luminárias de led.No mesmo período outro destaque foram os serviços de iluminação em praças e parques: foram 325 atendimentos. Também foram mais de 120 ações em escolas e prédios públicos municipais. Recentemente a secretaria deu início à substituição de cerca de 30 luminárias na avenida Gelson Ribeiro por lâmpadas mais fortes, no trecho que vai da Semeato até o trevo da AABB.

Troca de Lâmpadas II
O serviço de iluminação pública mantido pela Prefeitura tem como objetivo garantir claridade às vias públicas. Através do Núcleo de Iluminação Pública, a secretaria executa estes serviços realizando a manutenção e melhorias no sistema por meio de atividades como a substituição de materiais, instalação de luminárias e extensões de rede.Para solicitar algum serviço desse tipo, os passo-fundenses podem entrar em contato por telefone ou diretamente no site da Prefeitura, nos Destaques da página. O telefone para contato é 3313-7576.

Jornada de Literatura
Na tarde de terça-feira (8), o presidente do Legislativo, vereador Fernando Rigon (PSDB), recebeu a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Dalmolin, juntamente com o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Rogério da Silva. No encontro, o tema discutido foi a próxima edição da Jornada de Literatura, prevista para outubro de 2019. Um dos pontos mais importantes debatidos tratou da necessidade de buscar incentivos financeiros para viabilizar a realização do evento. Também participaram da reunião os vereadores Márcio Patussi (PDT) e Saul Spinelli (PSB).

Gostou? Compartilhe