Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Reforma

Uma nova rampa de acesso à Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Passo Fundo, está sendo construída e deve ser finalizada até a próxima semana. A plataforma terá três níveis e está sendo reformada para facilitar o acesso de visitantes, especialmente aqueles com dificuldade de locomoção.

 

Saúde bucal

A população de 38 municípios no estado do Rio Grande do Sul será beneficiada com o reforço financeiro de R$ 2,7 milhões para melhoria da assistência à saúde bucal no SUS. O Ministério da Saúde está destinando R$ 51 milhões para 898 municípios brasileiros para a compra de 2.836 cadeiras odontológicas, de todas as regiões do país. No Rio Grande do Sul, a verba viabilizará a compra de 150 cadeiras odontológicas, que serão instaladas em unidades básicas de saúde. A liberação do recurso já foi publicada no Diário Oficial da União. O investimento contribui para qualificar, ampliar e fortalecer o atendimento de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

IPTU I

Os contribuintes que quiserem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e aproveitar o desconto máximo de até 20% já podem emitir a guia de pagamento. O carnê de IPTU pode ser pago em cota única, com vencimento em 2 de janeiro de 2019, ou em até oito parcelas. A primeira opção para emitir a guia é acessar o site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br) e clicar no link IPTU 2019, na seção Destaques.

IPTU II

O contribuinte também pode obter a guia em seu próprio banco. Todos os boletos de IPTU foram lançados no DDA (Débito Direto Autorizado), ficando assim disponíveis no próprio banco para o pagamento. Basta acessar a conta bancária e a opção DDA para visualizar o boleto. As duas opções facilitam o pagamento de quem quer antecipar o IPTU, sem ficar dependente da entrega dos carnês pelos Correios, que tem previsão de iniciar a distribuição a partir do dia 15 de dezembro.

 

Ponto facultativo

A Prefeitura de Passo Fundo terá ponto facultativo nesta segunda-feira (31), véspera do Ano Novo. As secretarias municipais e as unidades de saúde estarão fechadas, sendo que as atividades retomarão na quarta-feira, dia 2 de janeiro de 2019, em horário normal. No Hospital Municipal, o Pronto Atendimento Adulto funcionará normalmente. Já o Pronto Atendimento Pediátrico estará aberto até as 13h neste sábado (29) e retorna na terça-feira (1) às 13h. Os Cais do município não irão abrir neste sábado, devido à mudança da empresa terceirizada, e devem voltar com o atendimento normal no dia 2. Atendimentos de emergência também poderão ser encaminhados aos hospitais de Passo Fundo.

 

Plano Diretor

Está marcada para o dia 15 de janeiro, às 18h, a audiência pública de validação do Diagnóstico Participativo do processo de revisão do Plano Diretor. A atividade acontece no auditório da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Com isso, até o dia 5 de janeiro a população, entidades e instituições ainda podem fazer suas contribuições após a análise do documento, que está disponível no site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br). As contribuições deverão ser feitas através do formulário eletrônico disponibilizado no site ou por protocolo junto à Secretaria de Planejamento. Após o período de contribuições, a equipe do Núcleo Técnico terá o prazo de 10 dias para analisar as contribuições que serão levadas para votação na audiência.

 

Desemprego

A taxa de desemprego no país ficou em 11,6% no trimestre encerrado em novembro deste ano. O índice é inferior aos 12,1% registrados no trimestre encerrado em agosto e aos 12% de novembro do ano passado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, a população desocupada ficou em 12,2 milhões em novembro. A população ocupada, de 93,2 milhões, é a maior da série histórica, iniciada em 2012.

Gostou? Compartilhe