Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Secretário da Cultura I

O jornalista Henrique Fonseca foi empossado Secretário da Cultura, cargo ocupado anteriormente por Pedro Almeida, que ficará responsável pela área de Gestão. “Vamos seguir o trabalho coletivo implementado pelo Secretário Pedro Almeida, com muito diálogo, parcerias. Um desafio e tanto para seguir impulsionando todas essas manifestações culturais e suas especificidades. É mais um desafio na minha carreira e estou convicto de que posso, com a ajuda coletiva, continuar o trabalho desenvolvido até o momento na Secretaria de Cultura”, enfatizou Fonseca.

Secretário da Cultura II
Formado em jornalismo, com 30 anos de profissão, Fonseca trabalhou em vários veículos de comunicação. Desde 2016, atua na Passotur. Esteve na gestão do CTG Lalau Miranda durante sete anos. Fonseca destacou as ações realizadas pela Secretaria de Cultura e seu desafio de comandar um dos 300 municípios do Brasil que conseguiu, coletivamente, construir o Sistema Municipal de Cultura, dentro do regramento nacional de cultura, habilitando ferramentas que democratizam os investimentos públicos.

Secretário da Cultura III
“A partir do Sistema Municipal já estão em operação as três ferramentas básicas que são o Conselho Municipal de Cultura e suas 10 setoriais, construídas e organizadas pela sociedade civil e Poder Público, o Plano Municipal de Cultura e suas 53 metas e o Fundo Municipal de Cultura, com recursos públicos fomentando projetos através de edital próprio”, disse. O secretário Pedro Almeida assumiu a pasta de Gestão, nessa pequena reforma administrativa feita no primeiro escalão do governo municipal, no final do ano passado.

 

SOS quatro Patas
Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, no Brasil, há mais de 30 milhões de animais vivendo nas ruas. A condição desses animais, em sua maioria cães, afeta toda a população e uma das soluções é a solidariedade. Assim, a turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos do Senac Passo Fundo está realizando o projeto “SOS 4 Patas” para a arrecadar ração.  Os interessados podem deixar suas as doações até dia 18 de janeiro no Senac Passo Fundo, localizado na avenida Sete de Setembro,1045 - Vila Rodrigues. A ração será destinada às casas de acolhimento a cães abandonados que atuam na cidade. Para mais informações, basta entrar em contato com a equipe do Senac pelo telefone (54) 3313-4599.

 

Novos médicos I
A Prefeitura de Passo Fundo realizou nesta semana o chamamento de médicos para atenderem na rede pública de saúde. As contratações têm como objetivo atender a defasagem de profissionais nas unidades básicas, as demandas de regulação das emergências nos hospitais e o aumento na procura de atendimento por parte da população na rede pública de saúde. Os profissionais foram selecionados através de processo seletivo público simplificado com pontuação através de prova de títulos. O chamamento acontece da maior para a menor pontuação.
Novos médicos II
Os médicos atuarão preferencialmente nos Cais da Vila Luiza e da Petrópolis, num primeiro momento. Entretanto, ao longo do ano, outros profissionais devem ser contratados para atender a demanda nas outras unidades de saúde da rede municipal. A contratação desses profissionais, segundo a secretária de Saúde, Carla Gonçalves, demonstra a preocupação da administração municipal no cuidado em garantir atendimento nas unidades de saúde. Segundo ela, esta é a primeira etapa do processo de ampliação do atendimento médico na rede municipal de Saúde, que será complementado ao logo do ano, garantindo acesso da população aos cuidados necessários.


Endividados
Os percentuais de famílias endividadas e inadimplentes fecharam 2018 em queda, segundo dados divulgados ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As famílias com dívidas (não necessariamente em atraso) eram 59,8% em dezembro de 2018, abaixo dos 60,3% de novembro e dos 62,2% de dezembro de 2017. A proporção das famílias que disseram estar muito endividadas recuou de 12,8% em novembro para 12,4% em dezembro.


Inadimplentes
Já os inadimplentes, ou seja, aqueles com dívidas ou contas em atraso, somaram 22,8% em dezembro do ano passado, abaixo dos 22,9% do mês anterior e dos 25,7% de dezembro de 2017. Outro indicador em queda foi o percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas ou contas: de 9,7% em dezembro de 2017 e 9,5% em novembro de 2018 para 9,2% em dezembro de 2018. Entre as famílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de atraso foi de 63,5 dias em dezembro de 2018, abaixo dos 64,3 dias de dezembro de 2017. O tempo médio de comprometimento com dívidas entre as famílias endividadas foi de 6,9 meses. O cartão de crédito continua sendo o principal responsável pelas dívidas porque 78,1% das famílias com contas atrasadas se endividam com ele. Depois do cartão, aparecem os carnês (14,7%) e financiamentos de carro (10,2%).

 

Comando
O prefeito Luciano Azevedo transmitiu o cargo para o vice-prefeito, João Pedro Nunes. Na cerimônia, realizada no Gabinete, e que contou com a presença dos secretários municipais e seus adjuntos, o prefeito Luciano agradeceu o trabalho realizado por todos ao longo do ano de 2018 e projetou muitas ações para este novo ano. Além disso, pediu aos secretários, atenção e colaboração ao prefeito em exercício, João Pedro Nunes. João Pedro fica à frente da Prefeitura até dia 21 de janeiro, período em que o prefeito Luciano estará em férias. João Pedro destacou a importância do trabalho feito até agora pela administração, ressaltando que dará continuidade às obras e ações do governo municipal que estão sendo realizados. “Fico feliz e honrado em assumir a Prefeitura de Passo Fundo durante este período de férias do prefeito Luciano, esse grande líder que terá um merecido descanso junto aos familiares”, disse.

Gostou? Compartilhe