Fontes em Off

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Turismo rural I
 
A sexta-feira (22) foi marcada por sol, calor e muito entusiasmo para o Departamento de Terceira Idade do Clube Caixeiral Campestre (Camti). O grupo realizou um passeio na fazenda Tropeiro Camponez, localizada no Pulador, interior de Passo Fundo. Segundo a professora do Departamento que acompanhou o passeio Vanessa Almeida Riva, o dia foi muito proveitoso para todos que puderam se fazer presentes, e possibilitou contato com a natureza e animais. “Por mais que o Clube ofereça espaços para interação com a natureza, todos se entusiasmaram em realizar atividades de trilha em solo e água e lama e andar a cavalo em outro local.

Turismo rural II
Assim possibilitamos interação social entre os participantes, que por mais ativos que sejam nas diversas atividades no Clube, esse foi um momento de descontração e reforço nos seus laços, além de ser uma prática de atividade física ao ar livre”, conta Vanessa. A coordenadora do Departamento, Leane Porto Baratieri, comenta que o dia foi muito divertido e imprescindível a importância das atividades para relacionamento dos participantes. As componentes do grupo Iolanda, Geni e Alice abordaram o passeio como maravilhoso, de ótimo proveito e de boas companhias. “Tudo aqui é lindo, adorei o dia”, disse Iolanda.

 

Negociação salarial I
A Prefeitura de Passo Fundo e o Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) deram início, nesta segunda-feira (25), às negociações envolvendo a reposição salarial dos servidores municipais. Após expor a posição da categoria, os representantes do Simpasso informaram que será realizada no dia 12 de março a assembleia dos servidores para discutirem o assunto. Tendo em vista que os índices oficiais de inflação ainda serão divulgados no início do mês, nova reunião ficou marcada para a próxima semana, a fim de avançar nas negociações. 

Negociação salarial II
O prefeito Luciano Azevedo destacou o esforço do Município para, nos últimos anos, enfrentar a crise econômica do país e seguir honrando os compromissos. “Vamos agir dentro da racionalidade e dentro do que é possível fazer para continuarmos honrando nosso compromisso com os servidores, sem prejudicar a saúde financeira do Município”, afirmou. O Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo (CMP) também esteve reunido com o Executivo Municipal para começar a negociação salarial 2019. Os professores destacaram que irão fazer dessa discussão uma construção coletiva. 

Negociação salarial III
Como faz todos os anos, a discussão feita pela Prefeitura é realizada por uma comissão formada por secretários do Município. Além do prefeito Luciano, estiveram presentes na reunião os procuradores Adolfo de Freitas e Julio Severo, a secretária de Administração, Marlise Soares, a secretária adjunta de Administração, Eliana De Zorzi e o secretário de Captação de Recursos, Diorges Oliveira. 

Imigrantes I
A Prefeitura de Passo Fundo vem desenvolvendo uma série de ações com o objetivo de auxiliar os imigrantes que escolheram a cidade para morar. Dentre elas estão a intermediação para vagas de trabalho disponíveis, sendo que vários já foram encaminhados para empresas que prestam serviços para a prefeitura. Outra ação neste sentido está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que está recebendo currículos dos imigrantes para o posterior encaminhamento para empresas. E, ainda, está prestando, há cerca de seis meses, um serviço de consultoria para aqueles que estão querendo abrir algum negócio da cidade.
Imigrantes II

Existe ainda outro benefício, disponibilizado pela Secretaria de Educação através da Universidade Popular, que é o curso de português para estrangeiros. O curso, que é gratuito, abrirá, no mês de março, 50 vagas para este público. Estas ações, e especialmente o curso de português para estrangeiros, representam um grande incentivo para os imigrantes: “para nós isso é muito importante, porque facilita a inclusão e ajuda também no nosso trabalho”, afirma o presidente da associação dos imigrantes senegaleses, Aliou Thiam.

 

Museus
Já começaram as obras de recuperação do prédio que abriga o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MARVS) e Museu Histórico Regional (MHR). A assinatura da autorização para a obra de substituição de toda a parte elétrica do prédio foi assinada no início deste mês e a recuperação já começou a ser realizada. Esta obra conta com contrapartida da Havan, que ficou responsável por todo o material que será utilizado na substituição como medida compensatória. O prédio onde estão o MAVRS e o MHR está localizado na avenida Brasil, antiga rua do Comércio. A edificação, que foi sede da Intendência Municipal foi tombado como patrimônio histórico em 1990. A construção ocorreu entre os anos de 1909 e 1911, quando então foi inaugurado, durante a administração do coronel Gervásio Lucas Annes.

Gostou? Compartilhe