Gol retoma voos a Passo Fundo em 1º de julho

Inicialmente, serão três voos semanais para Guarulhos em São Paulo

Escrito por
,
em
Divulgação/ON

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Depois de 95 dias sem voos regulares de linhas aéreas, Passo Fundo terá a retomada do tráfego. Será às 10h10 de 1º de julho, uma quarta-feira, quando um Boeing 737-700 da Gol tocar a pista do Aeroporto Lauro Kortz. Em 27 de março deste ano, foi uma aeronave da mesma empresa que realizou a última operação regular antes de um inesperado recesso. Outra companhia com base em Passo Fundo, a Azul, interrompeu os serviços em 23 de março. A suspensão de voos é uma das consequências da pandemia do novo coronavírus, que atingiu diretamente à aviação comercial em todo mundo. Em abril e maio, as empresas aéreas reduziram em 95% a ofertas de voos no Brasil. Em nível mundial, de acordo com informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA, a crise pode ter um impacto no setor com perdas superiores a US$ 113 bilhões.

Lenta retomada

A partir de abril as empresas enxugaram suas operações, adotando malhas operacionais restritas e atendendo praticamente as principais capitais. Já em maio, iniciaram uma lenta retomada aumentando as frequências e atendendo outros destinos. Uma nova etapa desta retomada iniciou em junho. Passo Fundo ingressa no pacote de julho, através da empresa Gol, que reiniciará voos entre o Aeroporto Lauro Kortz e São Paulo no Aeroporto de Guarulhos. O comunicado da empresa foi entregue na segunda-feira, 15, pela gerente da base da Gol em Passo Fundo, Carla Lopes, à administradora do Aeroporto, Clarice Beffart. Inicialmente, serão três frequências semanais em julho. Para agosto, está prevista a retomada de dois voos diários. Já a Azul abriu vendas de passagens para Passo Fundo para 1º de agosto.

Horários dos voos

De acordo com Clarice, o reinício dos voos da Gol será com três frequências semanais, nas segundas, quartas e sextas-feiras. O voo G1342 decola de Guarulhos às 08h35 e chega a Passo Fundo às 10h10. Na volta, com número G1343, decola do Lauro Kortz às 11 horas para pousar às 12h40 em Guarulhos. As passagens já estão à venda e, de acordo com data e disponibilidade, partem de um preço inicial de R$ 144,73. Na próxima etapa, a partir de 1º de agosto, esse horário será alterado, com frequência diária e, ainda, será incluído um segundo voo diário na ligação com São Paulo.

Aeroporto opera normalmente

Com a interrupção nos voos regulares, as empresas Azul e Gol dispensaram alguns funcionários, especialmente os terceirizados. Agora, com a retomada, esses devem retornar ao trabalho. “Até porque eles já têm os cursos”, entende a administradora do aeroporto. Também as locadoras de veículos reabrem o atendimento no local. Mas, as atividades no Lauro Kortz não estão limitadas às linhas aéreas. “Em maio foram 60 pousos e decolagens. Estamos aqui trabalhando, inclusive recebendo voos que vêm do Mato Grosso e fazem, uma escala para reabastecimento”, explica Clarice. Ocorre que há falta ou restrições de AVGAS, combustível para aviões com motores a pistão, inclusive em Porto Alegre. “Somente hoje (segunda-feira) já tivemos quatro operações até às 14 horas”, completou. Também é intenso o movimento de aeronaves de uso executivo baseadas em Passo Fundo.

Grande importância

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, explicou que mantém contatos e atenção constante ao aeroporto. “Preocupamo-nos ininterruptamente com esse setor que é de grande importância para nossa economia”, destacou. Além da retomada de voos regulares, também enfatizou uma série de ações para a realização das aguardadas obras de melhorias no Lauro Kortz. “Temos que acertar isso com as empresas, pois quando os serviços forem realizados na pista inevitavelmente o aeroporto ficará fechado”. Mas, enquanto as obras não decolam, a prioridade é viabilizar as melhores condições operacionais. “Sempre em contato com as empresas, surgem alguns detalhes pontuais e a Prefeitura entra em ação para esses reparos”, concluiu o secretário Cadu.


Novos procedimentos da Gol durante a pandemia

- Uso de máscara em todos os voos, recomendação que vale para clientes e tripulação, seguindo as orientações dos órgãos públicos.
- A empresa adotou rigorosos padrões de sanitização e todas as aeronaves contam com filtro HEPA que elimina do ar 99,7% de quaisquer partículas nocivas à saúde como vírus e bactérias.
- Processo aprimorado de limpeza noturna com o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso na cabine, incluindo a dos pilotos.
- Orientação para fazer check-in pelo site ou aplicativo.
- Fechamento das salas Vip dos aeroportos para evitar aglomerações e a suspensão do serviço de bordo.

Gostou? Compartilhe