Há 77 anos transformando a educação

Em 1º de julho de 1941, missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame inauguraram a Escola Notre Dame Menino Jesus

Escrito por
,
em
Ao longo do mês de julho, outros momentos festivos envolverão a comunidade educativa

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Foi acreditando que o ensino, fundamentado em princípios sólidos, atua como agente transformador que, em 1º de julho de 1941, missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame inauguraram a Escola Notre Dame Menino Jesus. Naquela ocasião, elas concretizaram, na Vila Rodrigues, o sonho de democratizar o acesso à educação, atendendo à demanda local de alfabetizar os filhos dos ferroviários. Por isso, ao celebrar o aniversário do educandário, a comunidade educativa, reunida no seu Auditório, recordou, também, o pioneirismo das Irmãs de Notre Dame – presentes, há 95 anos, em Passo Fundo e no Brasil.


Durante a celebração eucarística, presidida por Pe. Maicon Rossetto, os educandos deram graças pelos saberes construídos - em meio as Liturgias e aos cânticos religiosos entoados pelas crianças matriculadas na Atividade Extracurricular de Canto Coral. Afinal, como o pároco enfatizou em sua homilia, a educação é uma ferramenta catalisadora dos valores humanos necessários à construção de uma sociedade mais fraterna.


Essa função social também foi ressaltada pela diretora da Escola Notre Dame Menino Jesus, Rosane Werworn, enaltecendo que a integralização da educação resulta da união entre escola e família. Afinal, o conhecimento gerado nessas duas esferas perpetua-se e inspira novas gerações. “Nesta data especial, devemos agradecer a todas as pessoas que, juntas, constroem a rotina escolar e auxiliam no ensino e na aprendizagem”, concluiu Rosane.


Além de assistir à cerimônia religiosa, os educandos participaram de atividades comemorativas. As crianças matriculadas na Educação Infantil - demonstrando sua alegria, em sorrisos fartos e gestos afetuosos - trocaram mimos e palavras de carinho. Os educandos do Ensino Fundamental, por sua vez, foram convidados a partilhar o pão - símbolo máximo da entrega e do amor de Cristo à humanidade.

Gostou? Compartilhe