Ideias não são metais que se fundem *

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os argumentos do governador José Ivo Sartori (MDB) para que os rio-grandenses quebrassem o paradigma e o reelegesse tiveram a resposta de 46,83% dos eleitores. No pleito de 1998, quando pela primeira vez desde o quinto e último governo de Borges de Medeiros (1923 – 1927) um governador pode disputar a reeleição no RS. Antônio Britto foi derrotado no segundo turno e nenhum outro inquilino do Piratini desde então logrou êxito. A emenda a Constituição permitindo a reeleição do presidente da República aprovada no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi estendida aos governadores e prefeitos.


II
Ao longo da Primeira República (1889 – 1930) a Constituição de 1892 vetava a reeleição de presidente. O mesmo ficou estabelecido nas Constituições estaduais, com exceção a do RS. A Carta Gaúcha, aprovada pela Assembleia Estadual no dia 14 de julho de 1891 legitimava a reeleição do governador (na época presidente). De igual modo concentrava em suas mãos as funções legislativas. Cabia aos deputados estaduais, que se reuniam entre novembro e dezembro, apenas aprovar as contas do executivo e o orçamento para o exercício seguinte.


III
O fato de Júlio Prates de Castilhos ter redigido de próprio cunho a Constituição não foi o único ponto de discórdia com a oposição. Gaspar Silveira Martins e seus correligionários eram contrários à nomeação do vice-governador e não admitiam que além do poder executivo o chefe de governo tivesse tamanha ingerência nos outros dois. Por conta deste quadro que no ano de 1893 teve início a Revolução Federalista. Conhecida também como Revolução da Degola colocou em campos opostos Republicanos e Federalistas e até seu final, em 1895, foram contabilizadas mais de dez mil mortes nos dois lados.


IV
Com a vitória dos Castilhistas o Partido Republicano Riograndense (PRR) se consolidou no poder. As primeiras décadas do regime inaugurado em 15 de novembro de 1889 foram do mais absoluto domínio do PRR, inclusive nos municípios. Foi preciso outra Guerra Civil, no ano de 1923, esta mais curta, mas não menos fraticida para a mudança na Constituição estadual que pôs fim a reeleição. Os quinze anos da segunda República (1930 – 1945) não foram suficientes para que as feridas cicatrizassem. Tão pouco no período seguinte. Esta pode ser uma das tantas teses acerca da resistência a reeleição para baixo do Mampituba.

Frase atribuída a Gaspar Silveira Martins *
 
Curtas:
# O presidente eleito no segundo turno venceu nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral.
# Dos 32 municípios que integram a Amau Jair Bolsonaro (PSL) foi o mais votado em 27 e Fernando Haddad (PT) em cinco.
# Os melhores desempenhos do presidente eleito foram em Ipiranga do Sul (78,05%), Campinas do Sul (75,84%), Getúlio Vargas (73,30%). Gaurama (72,76%), Erechim (71,93%) e Estação (70,37%).
# Dos votos válidos em Itatiba do Sul, município administrado pela prefeita Adriana Tozzo (PT), Fernando Haddad (PT) recebeu 62,66% dos votos.
# Em três municípios da 70ª Zona Eleitoral Eduardo Leite (PSDB), governador eleito, venceu em Floriano Peixoto (55,88%), Sertão (54,23%) e Erebango (52,84%).
# O governador José Ivo Sartori (MDB) foi o mais votado em Estação (53,92%), Ipiranga do Sul (52,89%), e Getúlio Vargas (50,70%).
# O MDB do Alto Uruguai cerrou a campanha no segundo turno na reeleição do governador José Ivo Sartori (MDB).
# Apontava a vitória de Sartori com a chance real de Paulo Polis (MDB), ex. prefeito de Erechim e segundo suplente da futura bancada da sigla na Câmara, representar o Alto Uruguai no Congresso.
# O deputado Darcisio Perondi (MDB), primeiro suplente do MDB gaúcho para a legislatura 2019 – 2020 torce para que algum dos deputados eleitos pelo partido seja convidado para compor o governo Bolsonaro.
# E por falar em próximo governo as especulações em torno dos nomes que poderão ser nomeados para as coordenadorias regionais replicam na rádio corredor.
# Os atuais titulares da 11 ª Coordenadorias Regional da Saúde, 15ª de Educação, e da Agricultura são quadros do MDB.
# O mesmo com o chefe do Escritório Regional da Emate, o ex. prefeito de Ipiranga do Sul, Gilberto Tonello.
# Além do PSDB a coligação que venceu a eleição estadual é formada pelo PTB, PP, PPS, PRB, PHS e Rede, que devem partilhar entre si os cargos de segundo e terceiro escalão.


Dito & Feito:
A comissão executiva da Frinape 2018 acompanhada da Corte esteve em Porto Alegre na quarta-feira (31) para divulgar o evento que acontece em Erechim entre nove e 18 de novembro no Parque da ACCIE, em Erechim. 

Gostou? Compartilhe