Invertendo a ordem

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O pré-candidato do PDT ao governo do Estado cumpriu roteiro pelos municípios do Alto Uruguai na semana passada. Ex-prefeito de Canoas e jornalista, Jairo Jorge iniciou ainda em novembro o périplo pelo RS e até a semana passada já havia estado em 368 cidades. Partindo da premissa que quem pretende ser governador precisa conhecer o Rio Grande do Sul na palma da mão, o pré-candidato e comitiva pretendem percorrer todos os 497 municípios da unidade mais meridional do Brasil até o mês de maio.


I I 
Na coletiva concedida em Erechim na segunda-feira (26) o pré-candidato ao Piratini deu destaque à proposta de regionalizar o governo em conformidade com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Jairo Jorge explicou que a ideia é abrir um escritório de governo em cada uma das regiões, com um secretário da terra. A descentralização está em curso desde 2003 em Santa Catarina. A iniciativa do então governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) foi tão bem sucedida que vem sendo mantida para cima do Uruguai e do Mampituba.
 
I I I
O ex. prefeito de Canoas, que trocou o PT pelo partido criado por Leonel Brizola afirmou aos profissionais da imprensa que o gestor de cada um dos escritórios regionais de governo deverá ser os olhos, os ouvidos e a voz do governador nos municípios. Ainda sobre a proposta, disse que as sextas-feiras e sábados serão de visitas pelas 28 regiões. Exemplificou que a cada semestre a sede do governo será transferida da Capital para as regiões para ouvir os prefeitos, vices, vereadores, lideranças e a população.


I V
O novo modelo de governança apresentado pelo pré-candidato ao governo estadual quer por um fim as constantes viagens dos gestores e legisladores municipais, bem como dos dirigentes de entidades empresariais e sindicais a Porto Alegre A agenda culminou com o seminário de debates “RS Tem Solução”, realizado na noite de quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Erechim. Alencar Loch e o deputado Gilmar Sossella, coordenador regional do PDT e líder da bancada na Assembleia, acompanharam Jairo Jorge.


Curtas:
# Nada como ano eleitoral para que as respostas às demandas da região passem da fase do diálogo para a ação.
# Na terça-feira (27) deputado Alceu Moreira (PMDB) tratou com o diretor-geral do DNIT sobre a pavimentação da Transbrasiliana.
# O parlamentar obteve de Valter Casimiro a garantia que em maio será publicada a autorização para abertura de licitação do projeto.
# Há exatos dois anos era lançado numa solenidade em Ipiranga do Sul o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR-153.
# Neste período o Comitê realizou inúmeras ações, um abaixo assinado, audiências públicas e diversas viagens ao Planalto Central.
# E por falar em obras o prefeito Valmor Tomazini (PPS) retornou da capital na quarta-feira (28) com boas novas para Erebango e região.
# Tomazini obteve do Diretor Geral do Daer e do Secretario Chefe da Casa Civil do governo do Estado o compromisso da realização de obras de recuperação da estrada que liga Estação e Erebango.
# Os 8,4 Km da VRS-828 estão deteriorados, com buracos, elevações e praticamente sem sinalização, colocando em risco os usuários.
 
Dito & Feito:
No comando administração do município de Getúlio Vargas durante as férias do titular, o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) tem acompanhado de perto as ações das secretarias. Na quinta-feira (01) percorreu as frentes de trabalho da Secretaria de Obras.

Gostou? Compartilhe