Jaboticabal recebe o Projeto Relendo Passo Fundo

Acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a comunidade estarão participando de percurso guiado pelo bairro

Escrito por
,
em
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O projeto “Relendo Passo Fundo”, realizado pelo projeto de extensão VivA!emau – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e pelo “Projeto UPF e movimentos sociais: desafios das relações étnico-raciais” da Universidade de Passo Fundo (UPF), promove, no próximo sábado, dia 5 de maio, a sua 5ª edição. A atividade, desta vez, ocorrerá no bairro Jaboticabal, sendo desenvolvida em parceria com a turma do oitavo ano da Escola Municipal Fredolino Chimango.

 

De acordo com a coordenadora do projeto VivA!emau, professora Carla Portal Vasconcellos, o evento busca resgatar e valorizar a história do bairro, descobrindo os significados e as relações construídas pelos moradores ao longo do tempo por meio de um percurso urbano guiado pelos alunos. “Não temos as histórias dos bairros de Passo Fundo, por esse motivo, a importância de fazer esse resgate. Antecipadamente, os alunos selecionaram os espaços que eram importantes, relacionados à memória afetiva da comunidade e por meio do percurso estaremos conhecendo”, explicou.

 

Conforme a professora Carla, o cartaz de divulgação ao evento faz alusão a uma passagem da história do bairro em que a comunidade foi caminhando até a prefeitura para pedir luz. Durante o percurso, serão visitados alguns prédios, como o da escola e o da igreja do bairro. “Visitaremos alguns pontos que são conquistas do bairro, como o ginásio e o posto de saúde. Os alunos conversaram com os avós porque há poucos registros, então, a maioria do levantamento foi realizada por meio da história oral”, conta.
 
O Relendo contará ainda com a parceria dos Urban Sketchers e do Laboratório de Áudio e Vídeo (Lavau) da UPF, que registrarão os momentos por meio de desenhos e fotografias. O evento encerrará com apresentações artísticas de hip hop. Integrantes de um grupo de grafiteiros também participarão, produzindo um mural que ficará em exposição na escola.

Gostou? Compartilhe