Obras serão retomadas após feriado, mas desvios continuam

O bloqueio compreende o trecho entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Dr. Verdi de Césaro, no sentido bairro/centro

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A revitalização da avenida Brasil entra na segunda semana de obras com trabalhos de drenagem. Devido ao feriado de Páscoa, os serviços terão uma pausa e serão retomados na próxima segunda-feira (2). Os desvios indicados com sinalização permanecem no período e motoristas e pedestres devem ficar atentos ao se deslocar pela região do bairro Petrópolis, onde acontecem as obras. O bloqueio de obras da Avenida Brasil fica entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Dr. Verdi de Césaro, no sentido bairro/centro.

 

Os desvios
Quem se dirige ao centro vai trafegar no contrafluxo na avenida Brasil (contramão), com desvio no cruzamento com a rua Dr. Verdi de Césaro (Correios) e retorno para o sentido normal no cruzamento com a avenida Rui Barbosa. Quem se dirige ao trevo da BR 285 vai utilizar a rua Morom, que irá operar em sentido único no trecho entre a rua Anita Garibaldi e a rua Dr. Verdi de Césaro. A rua Anita Garibaldi será o último desvio da obra, sendo recomendável que os motoristas efetuem o desvio para a rua Morom antes de chegarem ao trecho em obra pelas ruas Almirante Barroso, Dr. Bozano, Afonso Pena ou Princesa Isabel. O condutor que trafega neste sentido poderá retornar ao fluxo normal na avenida Brasil no cruzamento com a rua Dr. Verdi de Césaro.


Etapa atual
Este trecho, que tem a previsão de ser concluído em 60 dias, é a 1ª etapa da 1ª fase. Ao todo, a obra terá quatro fases e várias etapas em cada uma delas. As etapas seguintes são: 2ª etapa – rua Dr. Verdi de Césaro até o trevo da BR 285; 3ª etapa – trevo da BR 285 até a rua Dr. Verdi de Césaro; e 4ª etapa – Dr. Verdi de Césaro até a avenida Rui Barbosa. O projeto geral prevê a revitalizada da principal avenida da cidade para recuperar e modernizar a infraestrutura de cerca de 5,5 quilômetros entre o trevo da BR 285 e a rua 20 de Setembro. As obras são realizadas pela empresa Bolognesi Infraestrutura Ltda, vencedora da licitação.


A obra
As obras estão divididas em três projetos: o primeiro abrange pavimentação, ciclovia, drenagem, acessibilidade e sinalização; o segundo compreende ampliação e substituição da rede de esgoto; e o terceiro inclui melhorias na rede de infraestrutura elétrica. O investimento total será de R$ 17 milhões, incluindo recursos da Prefeitura de Passo Fundo, financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e convênio com a Corsan.


Na parte de pavimentação serão utilizados quatro métodos diferentes, de acordo com a situação atual do pavimento, diagnosticada nos levantamentos técnicos. Em alguns locais, por exemplo, será necessário substituir todo o pavimento, já em outros, apenas a camada de asfalto. Nos pontos de parada de ônibus será executado pavimento em concreto para evitar deformações excessivas. O caminhódromo e a ciclovia terão cerca de dois quilômetros de extensão, do trevo da BR 285 até a rua Rodrigues Alves, no bairro Petrópolis. Já os passeios públicos serão adequados às normas de acessibilidade em todos os trechos.


A rede de infraestrutura elétrica e lógica será implementada em toda a extensão da obra e servirá, futuramente, para receber por via subterrânea a iluminação dos canteiros centrais, a rede de fibra ótica para o sistema de videomonitoramento e a rede de lógica para implantação de sistemas de informatização das áreas públicas do município. Por último, a rede de drenagem será modernizada para evitar alagamentos.

 

As próximas fases
Obras da Avenida Brasil – 2ª fase | avenida Rui Barbosa – rua Rodrigues Alves
A 2ª fase abrange o trecho que vai da avenida Rui Barbosa até a rua Rodrigues Alves. Nesta fase, a cada duas ou três quadras a avenida deverá ser fechada totalmente. Os fluxos de desvios serão pelas ruas Morom e Paissandú.

 

Obras da Avenida Brasil – 3ª fase | rua Rodrigues Alves – Jacinto Vilanova
Fechando um ano de obra, de acordo com a previsão, a 3ª fase vai da rua Rodrigues Alves até a rua Jacinto Vilanova.

 

Obras da Avenida Brasil – 4ª fase
Esta fase será planejada posteriormente. O primeiro ano de obras será utilizado de modelo para organizar as intervenções que serão feitas na área central, onde há mais fluxo de trânsito com veículos e pedestres.

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