Oração ao Espírito Santo

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os cristãos celebram, neste domingo, a Festa de Pentecostes - relatada no livro dos Atos dos Apóstolos no capítulo 2. Passados 50 dias da morte e ressurreição de Jesus Cristo, os simpatizantes, os discípulos deste Cristo, ainda não estavam convictos da força transformadora e salvadora dos atos e ensinamentos do mestre, além de terem dúvidas se eram capazes de levar à frente o Evangelho. O texto relata o efeito do Espírito Santo nos discípulos: unidade, compreensão, alegria, coragem, anúncio da verdade.

 

O mundo em que vivemos nos deixa perplexos e para muitos problemas não sabemos o que fazer, o que pensar, como agir. Um dos desafios do mundo é a convivência fraterna e respeitosa entre os cristãos e as diferentes religiões. Há muitas atitudes de fanatismo. Um dia, os discípulos se queixaram com Jesus que não conseguiam resolver um problema e recebem como resposta que lhes faltava fé e oração (cf Mc 9,29; Mt 17, 20-21). O CONIC - Conselho Nacional de Igreja Cristãs – há muitos anos promove neste período a Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. Partilho esta Oração ao Espírito Santo de um autor desconhecido.

 

Vem, ESPÍRITO DE LUZ, ilumina, esclarece, conscientiza. Faze-nos penetrar no interior das coisas, por trás das aparências. Sem a tua presença, tudo é sem sentido e a história sem rumo. Que em tua Luz, vejamos a luz.

Vem, ESPÍRITO TRANSFORMADOR, desperta, dinamiza, multiplica as energias escondidas do teu povo. Sem a tua força, tudo está parado, estagnante, desintegrado. Vem, transforma a face da terra.

Vem, ESPÍRITO CRIADOR, renova, constrói, reinventa o futuro do qual nós somos responsáveis. Sem a tua coragem, somos velhos e incapazes de atos novos, de ação libertadora. Vem, cria o homem novo aberto ao Espírito.

Vem, ESPÍRITO UNIFICADOR, arranca-nos da nossa solidão. Ensina-nos a partilhar, a dividir, a solidarizar, a não desistir. Sem a tua ajuda, somos egoístas e orgulhosos. Ensina-nos a sabedoria na intimidade.

Vem, ESPÍRITO CONSOLADOR, sara, consola os corações aflitos, as chagas escondidas. Sem o teu apoio, tudo é triste, sem vida. Na tua presença, júbilo sem fim.

Vem, ESPÍRITO PACIFICADOR, une os povos, as raças, as comunidades, as famílias divididas. Dá-nos teu perdão. Sem teu amor, somente há luta e briga. Vem, Espírito de paz.

Vem, ESPÍRITO DE URGÊNCIA, apressa os tempos, queima as etapas. O Cristo está à porta e bate. Vem, encaminha a história para o Reino.

Vem, ESPÍRITO ESCONDIDO, Espírito Prometido, Espírito dos Profetas, de Jesus, de Maria, da Igreja Nascente. Revela-te a teu povo reunido, à tua Igreja em oração. Espírito misterioso, Espírito de Deus, derrama o teu Amor. Amém. Aleluia.

Gostou? Compartilhe