Passo Fundo é destaque em prêmio de gestões inovadoras

Em sua 6ª edição, o Prêmio InovaCidade é um reconhecimento do SmartCity Business America

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Pelo segundo ano consecutivo Passo Fundo é uma das cidades vencedoras do Prêmio InovaCidade. O prefeito Luciano Azevedo recebeu a distinção pelos projetos Gestão da Área Ambiental Urbana: Parque Banhado da Vergueiro e Cidade do Amanhã: participação das crianças no processo de revisão do Plano Diretor de Passo Fundo. A solenidade aconteceu na noite dessa terça-feira (17), em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes. Em sua 6ª edição, o Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do SmartCity Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O conceito de smart cities, ou cidades inteligentes, se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Para Luciano, pensar a cidade cuidando dos espaços públicos e ouvindo a população é uma marca da gestão que vai ao encontro do conceito. “Buscamos para Passo Fundo uma gestão que agrega. Passo Fundo é um dos poucos municípios do Estado a preservar uma área de banhado como parque ambiental. A área é amplamente utilizada pela comunidade e traz uma nova consciência sobre o meio ambiente. A revisão do Plano Diretor também diz respeito ao parque, porque é através dele que planejamos a cidade. Incluir as crianças nesse processo é um diferencial que busca levar para a escola essa ideia e ouvir aqueles que são nosso futuro”, ressaltou Luciano.

O evento do SmartCity Business America segue até esta quarta-feira (18) e conta com palestrantes do Brasil e de diversos países, líderes empresariais, autoridades governamentais e dezenas de prefeitos que discutiram as melhores soluções para o futuro das cidades.

Os projetos
Pensando o meio ambiente nos espaços públicos
O Parque Ambiental Banhado da Vergueiro é uma referência na cidade com um projeto que prioriza o cuidado com o meio ambiente e traz o conceito de conviver em harmonia com a natureza. O que antes era uma área abandonada e que servia até de depósito de lixo, passa a ser um espaço de preservação e contato com um dos ecossistemas mais ricos em termo de biodiversidade: o banhado, característico do bioma pampa. Além de exercer função que beneficia direta e indiretamente a cidade, o banhado se caracteriza por áreas úmidas que são de extrema importância para a formação de recursos hídrico, como o Rio Passo Fundo, por exemplo.

O projeto apresenta uma infraestrutura de preservação do ecossistema. A parte voltada ao meio ambiente encontra aporte em todos os espaços, como: local específico para trabalhar a temática da educação ambiental no prédio da Secretaria de Meio Ambiente; passarela elevada para que as pessoas possam caminhar pelo parque e conhecer o seu bioma sem destruí-lo; e sistema de captação de energia solar e água das chuvas. Ainda, foram feitas intervenções para limpeza e despoluição das nascentes, recuperação da flora e preservação das espécies nativas.

O olhar das crianças no planejamento da cidade
A participação cidadã das crianças deve ser incentivada para que desde cedo elas aprendam a cuidar do lugar onde vivem e desenvolvam uma visão crítica da cidade. Esta é a proposta do projeto Cidade do Amanhã, que tem o objetivo de incluir as crianças na metodologia participativa do processo de revisão do Plano Diretor.

A partir disso, o conteúdo desenvolvido pelas crianças fará parte do documento de diagnóstico oficial da revisão do Plano Diretor. Uma maquete será feita ao final das atividades e exposta na Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare, a fim de que se possa compartilhar o trabalho. Com uma metodologia baseada na interpretação lúdica da cidade e do bairro, buscando entender a visão da criança sobre seu espaço, o objetivo é apresentar os conceitos de planejamento e desenvolver a percepção do espaço urbano.

Sobre o Instituto Smart City Business America
O Instituto Smart City Business America (SCBA) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às Smart Cities no continente americano. Com uma visão orientada para Business, o SCBA está posicionado como uma grande plataforma de discussão e geração de negócios em torno do ecossistema das cidades. O SCBA tem como maior objetivo acelerar o desenvolvimento das Smart Cities na América, através do networking, debates qualificados e geração de negócios entre os protagonistas dos setores público e privado.

Gostou? Compartilhe