Ponto de vista

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O resultado da pesquisa semanal de preços e fiscalização no mercado de combustíveis divulgado no final da tarde de terça-feira (17), pela Agência Nacional do Petróleo não surpreendeu os consumidores. O estudo identificou “distorções como preço abusivo ou indício de cartel”. Num passado não tão distante, o preço dos combustíveis no Brasil era tabelado. No auge da crise do petróleo, ocorrida no início dos anos oitenta do século passado, os postos fechavam no final de semana, alternativa adotada pelo governo para a redução do consumo de combustíveis.

 

II - O fim do tabelamento de preços foi um avanço, mas a alta carga tributária, que no RS foi agravada pelo aumento da alíquota do ICMS, castiga os consumidores. A crise na commodity gerada pelo ataque a Saudi Aramco, na Arábia Saudita, ativou o gatilho da elevação dos preços, em que pese os preços nas refinarias da Petrobrás não terem sido majoradas. Não tem sido diferente diante da valorização do dólar em relação ao real, que nem sempre segue o caminho contrário.

 

III - Resta saber se a Agência Nacional do Petróleo vai colocar em ação o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, para investigar e punir as distorções. O mesmo em relação aos Procons, para penalizar os infratores. A recente reinauguração de dois postos de combustíveis na cidade de Getúlio Vargas, provocou filas de automóveis em frente aos mesmos. O preço mais baixo do que os demais, serviu como estratégia de marketing mas com dia e hora para acabar.

 

# Outrora chamados de “nanicos” os partidos com pequena representação no Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, se preparam para as eleições do próximo ano.


# No Alto Uruguai os Republicanos, nova denominação do PRB conta com comissões provisórias na grande maioria dos municípios.


# Cerca de 300 pessoas atenderam o convite para um encontro realizado em Erechim no último sábado (14), coordenado por Ernani Mello e Pedro Lorenzi, presidente e vice-presidente da executiva municipal.


# O deputado federal Carlos Gomes e o deputado estadual Sérgio Peres, presidente e vice do Republicanos no RS, abonaram a ficha de 40 novos filiados.


# Eleito prefeito de Mariano Moro pelo PDT, Irineu Fantin assinou ficha no partido do deputado Carlos Gomes.


# Em Getúlio Varga o Republicanos, presidido por Elves Palkewich, vai apresentar candidatos para a Câmara de Vereadores e trabalha com a possibilidade de disputar a majoritária.


# O MDB também recebeu deputados, filiados e dirigentes no domingo (15), para a posse das executivas do MDB Erechim, MDB Mulher e Juventude do MDB.


# Praxe nestas ocasiões a agremiação do sempre Senador Simon, recebeu duas dezenas de novos filiados, parte deles pré-candidatos para o pleito de outubro de 2020.


# Em Getúlio Vargas a convenção do MDB reelegeu Leandro Slaviero para presidente da executiva municipal.


# Afastado do paço municipal desde 1996, o MDB conta com três dos nove vereadores no legislativo getuliense, e guarda a sete chaves o nome do candidato(a) a majoritária do próximo ano.


# Números divulgados nesta semana pelo Cartório Eleitoral de Getúlio Vargas dão conta que 78,05% do eleitorado realizaram o cadastro biométrico.


# Os 2.901 eleitores do segundo maior colégio eleitoral da Amau, vão poder regularizar sua situação após o processamento dos cancelamentos.


# Os que não mais residirem no município de Getúlio Vargas, devem procurar o cartório do seu novo domicilio para realizar a transferência.

 

Dito & Feito:

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sutraf) realizou na sexta-feira (13), a solenidade de posse da direção da micro de Getúlio Vargas. O evento foi realizado na AABB.

Gostou? Compartilhe