Postos buscam conquistar e fidelizar clientes

Preço e proximidade com os motoristas são os grandes diferenciais na escolha

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A grande variação do preço do combustível resulta em um questionamento para os donos de postos de abastecimento: como conquistar e fidelizar a clientela e fazer com que eles retornem ao estabelecimento? Em Passo Fundo, o preço e a proximidade com os postos são determinantes na hora de escolher o estabelecimento para abastecer. No entanto, a qualidade do atendimento prestado pela empresa e os programas de fidelidades também são atrativos importantes para ganhar a confiança dos clientes.

 

De acordo com números levantados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) no começo do mês de abril, o preço médio da gasolina em Passo Fundo era de R$ 4,41. Entre os 11 postos analisados, o valor mais baixo é encontrado no JCA Comércio de Combustíveis, representante Petrobras localizado na Rua Benjamin Constant, e no Comercial Buffon Combustíveis e Transportes, no leste da Avenida Brasil. Em ambos os estabelecimento a gasolina é vendida por R$ 4,14.

 

Proprietário do Auto Posto Sete de Setembro, Itamar Simões da Costa, acredita que o preço é o principal diferencial na hora da escolha. “O cliente hoje aqui em Passo Fundo olha muito mais para o preço do que para a qualidade. É uma coisa errada. Muitas vezes produtos de baixa qualidade são baratos mas acabam saindo mais caro”, afirma. De uma maneira geral, o proprietário do representante Ipiranga não enxerga outro grande motivo para conquistar o cliente, mas olha com bons olhos para a localização do estabelecimento. “O cliente abastece o mais próximo da sua residência ou local do trabalho. Dificilmente irá sair de um lado da cidade para o outro”, explica.

 

Acumulando desconto a cada abastecida, os programas de fidelidade surgem como outro grande atrativo na busca pela confiança do cliente. Através deles é possível obter descontos na compra de gasolina e em lojas parceiras da entidade. Porém, Itamar afirma que a prática não é realizada pela maioria de seus clientes, que usam o cartão de crédito ao invés do cartão de fidelidade. Desde 2017, o proprietário conta que as vendas estão diminuído. “Os salários estão aumentando 3% ou 4%, enquanto o combustível aumenta 20%”, conta. No estabelecimento a gasolina comum é vendida por R$ 4,48.

 

O Posto Sander, localizado na Aspirante Jenner, vende o combustível pelo valor de R$ 4,34. Responsável pelo estabelecimento, Ademir Vaz relata que os principais motivos para conquistar a fidelidade dos clientes são a qualidade no atendimento e a proximidade com os motoristas. “O pessoal volta bastante pelo atendimento”, diz. Ademir também expõe que mesmo com a oscilação de preço, as vendas tem aumentando em 2018. “Fazem 14 anos que estou no mercado, conheço muita gente. Isso me traz bons frutos”, finaliza.

 

Na rede de Postos Maxsul Combustíveis uma das principais estratégias é a venda da gasolina aditivada pelo mesmo preço da comum.

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