Prefeitura começa a fazer mudanças no trânsito

Medidas são necessárias para controlar o aumento do fluxo em função da inauguração do empreendimento, programado para outubro

Escrito por
,
em
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com a proximidade da inauguração do Passo Fundo Shopping, a Prefeitura já planeja a execução de alterações no trânsito para aumentar a segurança de quem trafega pela Avenida Presidente Vargas. Em breve, a instalação de semáforos, alterações de mão e acessos, e criação de faixa elevada serão executadas. A intenção é de que todas as alterações previstas estejam concluídas até dois meses antes da inauguração do empreendimento para que os condutores possam se adaptar às mudanças.


O adjunto da Secretaria de Obras, Gustavo Heurich, explica a partir da conclusão do plano de mobilidade em 2014, a Prefeitura passou a avaliar os grandes empreendimentos não só pelo aspecto de engenharia, mas também pelo impacto que causam no sistema viário no entorno. Com isso passou a exigir relatórios de impacto de vizinhança. No caso do Passo Fundo Shopping, esse estudo mostrou a necessidade de mudanças e a partir de diretrizes que já existiam para intervenções na Avenida Presidente Vargas, foram planejadas alterações para aumentar a segurança e facilitar o fluxo da via. “Obtivemos nessa semana a contagem de fluxo e existem pontos em que o fluxo é superior à Avenida Brasil e indica que precisamos fazer intervenções. Por isso precisamos priorizar o fluxo da Avenida, aumentar a segurança e diminuir riscos de acidentes”, introduz. Conforme Heurich, quase 30 vias que chegam à Avenida Presidente Vargas não têm continuidade no outro lado, o que aumenta em muito o fluxo na via. “Sempre pedimos que as pessoas tenham um pouco de paciência porque o início sempre é um pouco desconfortável”, enfatiza.


As indicações de intervenção incluem a eliminação das conversões à esquerda nos pontos onde isso é possível e aplicação de mão única nas vias transversais, também onde há a possibilidade. Além disso, haverá a instalação de semáforos em cruzamentos, laço de quadra, entre outras medidas.


Confira as alterações:
Esquina da Avenida Presidente Vargas com Rua Scarpeline Ghezzi - já havia previsão e será instalado um semáforo.

Cruzamento da Avenida Presidente Vargas com Rua Leopoldo Vila Nova – a rua passará a ter mão única a partir do portão do Shopping em direção à Avenida Presidente Vargas, no restante continua como mão dupla para permitir acesso das pessoas que moram na região da Santa Maria. Será instalado semáforo que terá tempo específico que priorizará a saída do Regimento da Brigada Militar que poderá ser acionado quando necessário.

Laço de quadra no sentido Centro-Bairro – Quem se desloca pela Avenida na direção Centro-Bairro poderá acessar o Shopping pelo laço de quadra feito pela Rua da Brigada, Rua Riachuelo e saída pela Rua Albino Lazaretti, no antigo Clube Industrial onde hoje funciona a Escola Bom Pastor. O laço foi projetando para atender a demanda da escola, para quem quer entrar no Shopping ou retornar ao Centro. Terá sinalização e indicação para as diferentes possibilidades.


Cruzamento da Rua Albino Lazaretti com Avenida Presidente Vargas - será aberto e terá semáforo.

Cruzamento da Rua São Roque que hoje tem semáforo na esquina do Zaffari, será interrompido para canalizar o fluxo pela Rua Albino Lazaretti.
Cruzamento da Rua Camilo Ribeiro com Avenida Presidente Vargas – terá semáforo e será o único ponto em que será permitida a conversão à esquerda pelo semáforo. A Rua Camilo Ribeiro vai ter mão única até próximo à Semeatto, que facilitará o trânsito de veículos de grande porte que acessam a empresa. Vai ser formado um mini-anel na saída da Semeatto que será feita em mão única pela Rua Belém, perto do Armazém São Roque, que também terá semáforo.


Acesso e saída da Planaltina – o trevo de acesso á Planaltina, na Rua Itapetininga, também terá alterações, tendo em vista que acidentes com morte já aconteceram no local. A partir das alterações funcionará apenas como saída dos Bairros Bom Jesus e Planaltina. A saída também poderá ser feita pela Rua Albino Lazaretti. O cruzamento da Rua Itapetinigna com a Avenida terá alterações no canteiro central e semáforo para facilitar a visibilidade de quem sai do bairro e acessa a avenida em direção ao Centro. O acesso ao bairro que hoje é feito pela Rua Itapetininga vai ser feito pela Rua Dorvalino Souza que é a continuação da Rua Belem - no sentido Centro-Bairro, no Armazém São Roque entra à direita e se direciona pela Rua Álvaro de Quadros para a Planaltina.

Ciclovia e ciclofaixa
A instalação da ciclovia e da ciclofaixa já foi iniciada e não terá alteração no fluxo dos veículos. Ela será instalada nos mesmos moldes do Boqueirão e não irá diminuir pista nem tirar estacionamentos. Alguns cruzamentos serão sinalizados, mas nada significativo. Em frente ao Shopping será feita uma faixa de travessia elevada.

Gostou? Compartilhe