Programa Farmácia Mais Perto completa 4 anos

Cerca de 120 pessoas beneficiadas por dia

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mais de 65 mil atendimentos desde 2014. Cerca de 120 pessoas beneficiadas por dia. Esses são os números do Programa Farmácia Mais Perto da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo. Com a van que leva os remédios aos bairros e localidades do interior, a facilidade do acesso proporciona que a população possa seguir a orientação dos médicos com melhor assiduidade e sem precisar interromper o tratamento.

Conforme Débora Taufer, farmacêutica da Secretaria de Saúde, responsável pelo programa, os atendimentos crescem a cada ano. “No início, eram feitos cerca de 60 atendimentos por dia, agora é registrada uma média de 120 atendimentos por dia”, salienta.

Evitar o deslocamento até as farmácias do centro da cidade ou mesmo as das unidades de saúde dos bairros é o ponto mais ressaltado pelos usuários do interior do município, por exemplo. Este é o caso do sr. Olimpo Anes, do distrito de São Valentim, que todos os meses aproveita a visita da van do Programa Farmácia Mais Perto. “Estou achando uma coisa muito boa esse programa, eu não precisar sair daqui para ter que ir até a cidade buscar os meus remédios. A farmácia aqui para nós é 100% mais facilitado”, comenta.

A dona Maria Pillati Cenci, também de São Valentim, é outra a avaliar como positivo o programa. “É muito bom. É ótimo. É bem bom pro pessoal não precisar ir para cidade. É só esperar o dia da farmácia e vir aqui com a receita e pegar o remédio”, destaca.

Auxílio para o uso racional dos medicamentos
Além de fornecer a medicação, o programa também auxilia a população no uso racional dos medicamentos. Para isso, a farmacêutica que acompanha o trabalho da van procura sempre fazer um acompanhamento com os pacientes, especialmente os mais idosos e os mais vulneráveis, para que fácil o uso adequado.

Como funciona o programa

O Programa Farmácia Mais Perto leva medicamentos à população nos bairros e no interior do município, permitindo que o usuário tenha acesso ao catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde. Na busca de garantir que a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) possa utilizar os remédios prescritos, o programa contribui efetivamente para que o índice de qualidade em saúde seja elevado, no controle de doenças e evolução de tratamentos.

O programa é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Diariamente, o veículo adaptado percorre um ponto da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade. Informações sobre o cronograma de atendimento e participação do programa podem ser esclarecidos com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.

Gostou? Compartilhe