Programa vence Prêmio Boas Práticas

O programa de Passo Fundo conquistou o 1º lugar da premiação, na categoria Saúde, em evento promovido pela Famurs

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A ideia de levar uma farmácia móvel até a população, diretamente nos bairros, e fazer o acompanhamento do uso correto da medicação prescrita resultou no programa Farmácia Mais Perto, da Prefeitura de Passo Fundo, que nesta quinta-feira (5) recebeu mais um reconhecimento, como vencedor do Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Famurs. O programa de Passo Fundo conquistou o 1º lugar da premiação, na categoria Saúde. Para o prefeito Luciano Azevedo, receber o prêmio é mais uma prova da eficácia do programa no atendimento e benefício da população. “O Farmácia Mais Perto foi criado para facilitar a vida de quem precisa dos medicamentos. É uma ação que tem feito a diferença para a comunidade de todas as regiões de Passo Fundo e ficamos muito felizes com esse reconhecimento”, ressaltou. 

 

Os vencedores do Prêmio, que concedeu a honraria para práticas bem-sucedidas em nove áreas, foram conhecidos na manhã de hoje, durante o 38º Congresso de Municípios, realizado em Porto Alegre. Além da saúde, foram premiadas iniciativas nas áreas de agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente e trânsito. No total foram inscritas 191 práticas de 129 municípios. O objetivo do Prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. Os projetos finalistas por área receberam troféu, placa de homenagem e certificados, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares. A cerimônia foi realizada no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 

O Programa Farmácia Mais Perto
Mais de 65 mil atendimentos desde 2014. Cerca de 120 pessoas beneficiadas por dia. Esses são os números do Programa Farmácia Mais Perto da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo. Com a van que leva os remédios aos bairros e localidades do interior, a facilidade do acesso proporciona que a população possa seguir a orientação dos médicos com melhor assiduidade e sem precisar interromper o tratamento. Evitar o deslocamento até as farmácias do centro da cidade ou mesmo até as unidades de saúde dos bairros é o benefício mais ressaltado pelos usuários. Além de fornecer a medicação, o programa também auxilia a população no uso racional dos medicamentos. Para isso, a farmacêutica que acompanha o trabalho da van procura sempre fazer um acompanhamento com os pacientes, especialmente os mais idosos e os mais vulneráveis, para facilitar o uso adequado.

 

O Programa Farmácia Mais Perto leva medicamentos do catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde. Na busca de garantir que a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) possa utilizar os remédios prescritos, o programa contribui efetivamente para que o índice de qualidade em saúde seja elevado, no controle de doenças e evolução de tratamentos. O programa é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias, dos Centros de Assistência Integral à Saúde (CAIS) e das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Diariamente, o veículo adaptado vai um ponto da cidade atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade.

Gostou? Compartilhe