Quebrando paradigmas

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Ao trocar o feriado municipal alusivo à emancipação do município pelo dia do padroeiro, Erechim segue o exemplo de Getúlio Vargas. Criado por força de lei no dia 30 de abril de 1918 a Capital da Amizade se prepara para celebrar seu primeiro centenário. A Câmara de Vereadores instalada nas proximidades da Praça da Bandeira aprovou pela maioria o projeto que antecipa o feriado para o dia 19 de março, dia de São Pedro. Neste e no próximo ano o feriado continuará sendo realizado no dia 30 de abril, entrando em vigor apenas em 2020.

 

I I

 

Não faltaram argumentos para o convencimento dos vereadores que também sofreram a pressão do funcionalismo público e dos sindicatos. Além do impacto econômico o fato do feriado municipal anteceder o 1º de maio, alusivo ao dia do trabalho, pesou na decisão. Capitaneados por Fabio Vendruscolo, presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), empresários de diferentes segmentos lotaram a sala de sessões da Câmara de Vereadores para acompanhar a votação. Foram mais de duas horas de intenso debate até a aprovação do projeto.

 

I I I

 

Resistências à mudança também ocorreram em Getúlio Vargas. Feriado municipal a uma semana do Natal e duas do Ano Novo se tornou contraproducente. A troca do 18 de dezembro pelo 24 de março, dia do ano de 1935 quando ocorreu no Clube Aliança à solenidade de instalação do município e a posse do primeiro prefeito, chegou a ser aventada. Prevaleceu o 08 de dezembro, dia da padroeira Imaculada Conceição. Incorporada ao calendário oficial a efeméride e celebrada com uma extensa programação religiosa, cultural e gastronômica.

 

Curtas:

# Na noite de quinta-feira (08) a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que reajusta em 3% os vencimentos dos servidores do poder executivo, aposentados e pensionistas de Getúlio Vargas.

 

# De igual modo o projeto legislativo 001/18 que concede o mesmo índice de 3% para os subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores.

 

# Entraram na pauta outros doze projetos de Lei e na mesma sessão foram concedidos três prêmios de Mulher Cidadã.

 

# Foram agraciadas com a condecoração do legislativo a jornalista e professora Anissara Zir, a professora aposentada Marlei Turski e a senhora Terezinha dos Santos de Martini.

 

# O prefeito Maurício Soligo (PP) fez um intervalo das férias para uma reunião com o diretor de expansão da Havan na cidade de Brusque SC.

 

# Na companhia de Ronaldo Delfino, diretor da Accias e integrante da Câmara Técnica de Investimento do Prodege, Soligo ofereceu uma área para a instalação da empresa em Getúlio Vargas.

 

# Eles convidaram Nilton Hang e Luciano Hang, diretor de expansão e presidente da Havan, respectivamente, para visitarem o município e conhecerem suas potencialidades.

 

# Em recente estada em Porto Alegre o proprietário da rede catarinense de lojas de departamento anunciou ao governo do Estado a intenção de abrir 50 lojas no RS nos próximos anos.

 

# A rede, conhecida pelas réplicas gigantes da Estatua de Liberdade projeta também construir quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em solo gaúcho.

 

Dito & Feito:

O Oftalmologista Cláudio Silveira, de Erechim, foi agraciado no dia 1º de março em São Paulo coma Medalha de Ouro Moacyr Álvaro (maior líder de toda a história da Oftalmologia Latino Americana). Referência mundial em Toxoplasmose a indicação do seu nome foi aprovado por unanimidade. Essa premiação é considerada uma das maiores condecorações da Oftalmologia no continente.

Gostou? Compartilhe