Reminiscência

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Neste 21º Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2018 todas as atenções se voltaram para a Rússia. O pífio desempenho da Seleção Brasileira não ofuscou o gosto da nação pelo esporte introduzido em solo pátrio no ano de 1894, quando o paulista Charles William Miller teria trazido a primeira bola. A efeméride teve repercussão redobrada na comunidade escolar que participou da Copa do Mundo 2018 de Getúlio Vargas. A iniciativa do poder executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, foi um sucesso. E também suscitou muitas lembranças.  

I I

Há vinte anos, as vésperas da Copa do Mundo da França todas as escolas da cidade e dos distritos participavam de um evento esportivo promovido pelo Colégio Estadual Antônio Scussel, com o apoio da Prefeitura e do Conselho Municipal do Desporto. O fato foi lembrado agora por motivos óbvios. Coordenador das seis edições da Copa do Mundo de Futebol Sete, ocorridos entre os anos de 1978 e 1998, o professor Édino Carlos Farias mantém no seu acervo farto material, incluindo as medalhas entregues aos integrantes das equipes finalistas.

I I I

O registro desta experiência bem sucedida ocorrida no século passado, e outras tantas, como os Jogos Abertos da Primavera podem ser conferidas no livro Memórias Esportivas: Lembranças e Curiosidades Getulienses, escrito pelo professor. A edição do dia 29 de maio de 1988 do semanário A Voz da Serra Getúlio Vargas registra a abertura da Copa do Mundo de Futebol Sete, que reuniu todas as equipes no Colégio Estadual Antônio Scussel. Na edição seguinte a manchete principal da página de esportes: Rodadas da Copa do Mundo da Antônio Scussel.

I V

Na conversa com o professor Édino na manhã de quinta-feira (12) a lembrança do não tão distante ano de 1998. Das 32 seleções que participaram da Copa na França a equipe anfitriã e as seleções do Brasil, Croácia e dos Países Baixos disputaram a final. E na mesma ordem conquistaram o primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares. Neste ano de 2018 o primeiro lugar foi disputado pela França e Croácia e o terceiro pelas seleções da Inglaterra e Bélgica.

Curtas:

# O deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), pré-candidato ao governo do Estado realizou roteiro na região na quinta e sexta-feira (12 e 13).

# No início da manhã de sexta-feira Heinze fez uma palestra com o tema “Como fazer o Rio Grande forte outra vez” no sindicato Rural de Erechim.

# Às dez e meia à comitiva progressista foi recebida no gabinete do prefeito Maurício Soligo (PP).

# Às onze horas, no auditório Otávio Cyro Boff, do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Heinze se reuniu com associados, lideranças e empresários.

# A Câmara Municipal vai realizar em breve uma sessão solene alusiva aos 30 anos de fundação do Lar dos Idosos de Getúlio Vargas.

# A iniciativa foi da vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) e foi aprovado por todos os integrantes da casa legislativa.

# O agricultor e empresário Elves Palkewich (PRB), que reside em Getúlio Vargas, é pré-candidato a Assembleia Legislativa.

# A convenção do PRB ocorre no dia 04 de agosto na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Dito & Feito:

Os associados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Getúlio Vargas participam no próximo dia 23 de julho da assembleia geral ordinária de posse da diretoria, conselho fiscal e delegado, eleitos no último dia três. Para presidir a entidade sindical, que tem sede na cidade de Estação, foi reeleito Paulo Roberto dos Santos, com mandato até agosto de 2022.

 

Gostou? Compartilhe