Rumo ao 2020

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Além do PSL, que recentemente formou e empossou sua comissão provisória, o Novo deverá estrear na eleição de 2020 no município de Getúlio Vargas. O partido do deputado federal Marcel van Hattem, eleito em outubro passado com 349.855 votos está em fase de criação. Em Erechim já conta com 200 filiados. A mudança no código eleitoral deverá refletir diretamente no pleito do próximo ano, já que está vetada coligações para a proporcional. O PRB, que em breve passará a se chamar Republicanos vem trabalhando para eleger um ou dois vereadores para a casa legislativa instalada na esquina da Rua Irmão Gabriel Leão e Av. Borges de Medeiros.


I I
Os partidos que elegeram em 2016 o prefeito Maurício Soligo (PP) e o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) ocupam o passo municipal desde 2009. Dos seis partidos que formaram a coligação vitoriosa “União por Getúlio Vargas”, que obteve 51,10% dos votos, somente o PP e o PTB elegeram vereadores. E também são os únicos a integrar o primeiro escalão. Nesta legislatura o PP conta com cinco cadeiras e o PTB uma. Desde que o vereador Vilmar Soccol (PTB) se licenciou para assumir o cargo de assessor da bancada do seu partido na Assembleia, os progressista passaram a ocupar a sexta vaga. As outras três cadeiras, da bancada de oposição, é formada por vereadores do MDB.


I I I
Desde a coligação feita com o PT, PTB, PSB e PDT na campanha para prefeito de Getúlio Vargas no ano de 1997, vencida por Darcy José Peruzzolo (PP) e Paulo Edgar da Silva (PP), o MDB não logrou êxito. Na última, Flávio Dalla Costa, candidato a prefeito pela coligação “Renovar para Crescer”, ao lado do PSB e PDT recebeu 31,28% dos votos. O terceiro candidato a majoritária foi Dino Giaretta (PT) obteve 17,61% dos votos válidos. O PT, que na legislatura anterior contava com um representante na Câmara de Vereadores não elegeu nenhum candidato para a atual. Presente em todos os pleitos municipais desde sua fundação em 1985 é crível que o PT terá candidato a prefeito e a vereança em 2020.


Curtas:

# Não é de hoje que as autoridades policiais sabem que as estradas do Alto Uruguai são rota do tráfico de drogas.
# Uma das maiores apreensões de drogas já registradas na região ocorreu na tarde do último dia 17 na BR-480, próximo da divisa de Erechim com Barão de Cotegipe.
# Três pessoas foram presas e 299,5 quilos de maconha foram apreendidos na operação que contou com o suporte do helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.
# Enquanto os servidores do Estado recebem parcelado o décimo terceiro referente a 2018, ou optaram por empréstimo, funcionários de inúmeros municípios do RS já receberam parcela do ano em curso.
# No último dia doze, os funcionários, aposentados e pensionistas de Getúlio Vargas tiveram a primeira parcela do atual exercício depositados.
# Em nota distribuída a imprensa a administração informou que a segunda parcela do beneficio será pago até o dia 20 de dezembro.
# A assessoria de comunicação do governo municipal citou “estratégias administrativas” adotadas desde o início do atual exercício para cumprir a meta.
# O deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) foi o único integrante do Palácio Farroupilha a prestigiar a inauguração da Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas e do Sistema de videomonitoramento.
# Outros parlamentares da região estiveram representados por assessores nas duas solenidades que contaram com a presença da delegada Nadine Farias Anflor, Chefe de Polícia do RS.


Dito & Feito:
A direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS entregou na segunda-feira passada a pauta de reivindicação de 2019 ao secretário da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Covatti Filho (PP). 

Gostou? Compartilhe