Secretaria do Interior realiza trabalho de orientação em pequenas agroindústrias

O serviço de inspeção sempre prima pela qualidade dos produtos, saúde pública e sempre visando o bem comum da comunidade

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo vem realizando um trabalho de orientação com os proprietários de pequenas agroindústrias de abate e fabricação de embutidos e laticínios. A ação tem como objetivo esclarecer quanto às normas existentes para a adequação desses estabelecimentos. Atualmente o município conta com a atuação de 19 estabelecimentos dessa natureza, sendo três frigoríficos e os demais sendo fábricas de embutidos e laticínios. 



Conforme a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a médica veterinária Bárbara Zago, o serviço de inspeção tem atuação na fiscalização da higiene, temperatura, acondicionamento dos produtos de origem animal e das dependências dos estabelecimentos, para posterior distribuição aos consumidores. “O serviço está para, antes de qualquer coisa, orientar a empresas”, salienta. E isso tem sido feito de forma gradativa na solicitação das adequações necessárias para a equiparação dos serviços para a adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). 

De acordo com Bárbara, o serviço de inspeção sempre prima pela qualidade dos produtos, saúde pública e sempre visando o bem comum da comunidade – tanto no que se refere aos produtos, quanto pensando na geração de emprego e renda com as maneiras adequadas de produção.



Padrão estadual
Na semana de 25 a 29 de junho o setor de inspeção do Estado esteve em Passo Fundo fazendo uma auditoria com relação ao SUSAF, no sentido de verificar a atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no tocante às empresas registradas junto ao serviço. A ideia foi avaliar as práticas realizadas em nível municipal e sugerir as adequações aos padrões estaduais. Com a adequação ao padrão estadual as agroindústrias municipais poderão buscar novos mercados.

Gostou? Compartilhe