Projetos se voltam à customização de imóveis na planta

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A liberdade do cliente customizar imóveis ainda na planta não é novidade no mercado da construção civil, mas é uma tendência que vem ganhando força entre as empresas do ramo. Com um público cada vez mais exigente e diverso, muitas construtoras veem na customização uma grande oportunidade de incorporar conceitos inovadores e diferenciados em seus novos empreendimentos, inclusive aqui na região.

 

Se você já reformou um imóvel depois de pronto, conhece bem o tamanho do transtorno que pode causar. Dá pra dizer que para encarar uma reforma é preciso muita paciência e uma certa dose de coragem, seja pela bagunça dentro de casa, pelo desconforto de liberar espaço para as obras, pelo incômodo dos vizinhos (principalmente se você mora em apartamento) ou pelo custo com mão de obra e materiais. Acontece que, mesmo com todo esse trabalho, muitos proprietários acabam investindo na reforma por entenderem que um espaço adequado às suas exigências e personalidade, faz toda a diferença na qualidade de vida. E é conhecendo essa demanda e a importância de entregar um produto completamente pronto, que as construtoras tradicionalmente já oferecem uma certa abertura para que seus clientes possam optar por um ou outro acabamento e, até mesmo, mudar a disposição dos ambientes se assim desejarem.

 

O que vem mudando, no entanto, é a forma com que esse serviço é oferecido, com projetos destinados especialmente à customização, que oferecem um leque bem maior de possibilidades. Um exemplo já encontrado em Passo Fundo é a construção de casas que, mesmo pré-projetadas, podem ser adaptadas de diferentes formas, ao gosto e orçamento do proprietário. Neste caso, o cliente tem a liberdade de modificar inclusive a fachada, o layout interno e a área de lazer. Aqui se destaca a tranquilidade em não correr o risco de se deparar com surpresas desagradáveis no orçamento, já que toda a personalização é definida antes do início das obras.

 

Outro empreendimento previsto para Passo Fundo, além de permitir mudanças maiores no interior de imóveis ainda na planta, conta com a ajuda da tecnologia para auxiliar seus clientes na tomada de decisão. Com o uso de um aplicativo, todos os ajustes são simulados e o resultado final pode ser visualizado, na hora, pelo cliente. Além de ilustrar como os desejos dos compradores ficarão na prática, o serviço simula também o orçamento total, conforme o tipo de material ou acabamento escolhido. Ou seja, o cliente tem total autonomia para encaixar suas exigências dentro de seu próprio orçamento. Outro diferencial de um empreendimento pensado em torno da customização é que toda sua estrutura de sustentação já é projetada para abrir uma lista bem maior de alternativas, além de ser preparada para suportar modificações no interior dos apartamentos sem que prejudiquem a segurança das obras. Assim, a customização não se limita à definição de revestimentos, podendo envolver alterações na planta do imóvel, retirando paredes e até mesmo mudando ambientes de lugar, por exemplo.

 

Agora, quanto vale comprar um imóvel na planta e recebê-lo exatamente como sempre sonhou? Mesmo que experiências diferenciadas na construção de imóveis customizados possam agregar valor ao serviço oferecido pelas construtoras, o custo final nem de longe se compara com todas as despesas extras geradas por uma reforma depois do imóvel pronto. Sem contar que qualquer variação mínima no preço de mercado é suficientemente capaz de compensar o privilégio de poder morar em completa exclusividade.

Gostou? Compartilhe