Grupo indígena confirma presença no Festival de Folclore

O grupo, de Vicente Dutra, foi criado para revitalizar a tradição indígena

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que acontecerá em agosto de 2018, é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e AOFFERS – Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul, com as chancelas internacionais do CIOFF, FIDAF E FEBRARP. Passo Fundo vai receber nessa edição do Festival, grupo de danças indígenas, que virá do Município de Vicente Dutra.


Grupo de Dança “Kanhgág Ag Goj” (Rio dos Índios)
O Grupo de Dança KANHGÁG AG GOJ (Rio dos Índios) é do Município de Vicente Dutra, e foi revitalizado em 12 de abril de 1999 por um grupo de Pajés e Anciões do Povo Indígena Kaingang, sendo naturais desta cidade de Vicente Dutra - RS. Esta sob a coordenação de Edson Sales Claudino. Iniciou-se, a revitalização de seus costumes e tradições que até aquele momento a sociedade dominante, proibia. Depois da conquista de um pequeno espaço com muita luta, veio a revitalização. E a dança tradicional do povo indígena Kaingang foi uma delas. Neste dia houve uma grande cerimônia para conscientizar aos guerreiros a importância da missão de revitalizar a alma e o espírito do seu povo, por meio da dança e do canto e gritos sagrados.


A partir de 2000 e até 2017 o grupo de Guerreiros Kaingangs (Kanhgág Ag Goj), continua a revitalização da alma e do espírito do povo Kaingang em todo o território do sul e sudeste do Brasil e com essa missão está sendo passada de geração a geração. Com o objetivo de luta e defesa daquilo que é essencial para a bem da vida humana e de todos os seres vivos da terra.


Por meio desta revitalização, houve uma grande convocação deste grupo para que os mesmos fossem em outras áreas indígenas do sul e sudeste do Brasil, afim de incentivar e revitalizar a esses grupos para que assim possam praticar e fortalecer seus costumes e as tradições de seu povo.


Os guerreiros Kaingangs (Kanhgág Ag Goj) é um grupo criado com o objetivo de realizar essa missão e dar força a alma e espírito de qual for a etnia ou tradição. E assim, tendo a confiança e a convocação de todas as lideranças indígenas do sul e sudeste do Brasil, para estar com os mesmos em suas lutas em defesa de seus direitos perante a constituição e a lei da vida.

Gostou? Compartilhe