Boia Campeira tem a participação de 16 entidades tradicionalistas

O objetivo do evento é valorizar a culinária campeira e a cultura gaúcha através dos CTG's

Escrito por
,
em
O tema este ano é resgatar o tropeirismo em Passo Fundo

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Em comemoração à semana do município ocorre amanhã (2) a IV Mostra da Boia Campeira, na Sede do Departamento Tradicionalista Simpasso, às 20h30. O evento é parte da programação de lançamento das atividades que ocorrem durante a Semana do Município. Este ano participam 16 entidades tradicionalistas da cidade.

 

Serão oferecidos 10 pratos típicos englobando todas as entidades. Dentre eles o tradicional churrasco, com carne de gado, suíno e ovelha e os pratos de boia campeira, costelão, porco à pururuca, porco de viagem, macarronada campeira, ovelha assada, carreteiro de charque e a feijoada. A preparação dos alimentos é realizada a partir da tarde de quinta-feira, com exceção de algumas entidades que já levam as refeições semi prontas, devido ao tempo de preparo. Os stands estarão nomeados com cada prato e as pessoas podem degustar à vontade. O jantar deve estar pronto às 21h.

 

O objetivo do evento é valorizar a culinária campeira e a cultura gaúcha. "A Boia Campeira dá a oportunidade de as entidades realizarem um evento junto, que é o que o movimento tradicionalista prega. É possível também a divulgação da cultura gaúcha através da representatividade das entidades tradicionalistas como um segmento da sociedade", comenta a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi.

 

Como continuação do evento, no dia 8 de setembro se iniciam os cafés de chaleira e a 3ª Edição do Rodeio do Planalto, no Parque da Roselândia. No dia 20 de setembro, a tradicional ronda crioula, o desfile militar e o desfile da Mostra da Cultura Gaúcha, no Parque da Gare. O tema este ano é resgatar o tropeirismo em Passo Fundo, desde sua fundação em 1857 até os dias de hoje.

 

Os ingressos para a Boia Campeira podem ser adquiridos nas entidades tradicionalistas, na Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedec) e na Coordenadoria Regional de Educação. O valor é de R$25,00, limitado a 800 ingressos. 

Gostou? Compartilhe