Semana das Artes Visuais ocorre de 13 a 17 de agosto

Programação contempla exposições de arte, oficinas, palestras, cinedebate e mesa redonda

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os cursos de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, entre os dias 13 e 17 de agosto, a Semana das Artes Visuais. A programação inclui exposições de arte, oficinas, palestras, cinedebate e mesa redonda. As atividades ocorrem no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF, e são todas gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição.

 

A abertura da Semana ocorre na noite do dia 13, com a palestra “O espaço de confluências entre o artista, o curador e as outras áreas”, ministrada pela professora Luciane Campana Tomasini. Na terça-feira, dia 14, a ex-professora do curso, Rosa Maria Coutinho, falará sobre o tema “Arte e arteterapia”. Nesse mesmo dia, a professora fará o lançamento do seu e-book “Sobre arte, mulheres, negrumes e recomeço”, da Editora Escrita. Na quarta-feira, dia 15, em parceria com o curso de História, haverá a exibição do documentário “Dom Quixote das Artes”, que apresenta a vida e a obra do artista plástico Paulo Siqueira. Após a exibição, ocorre um debate com os diretores Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. A atividade será realizada no Teatro Múcio de Castro. Na quinta, dia 16, a programação é voltada exclusivamente para os acadêmicos dos cursos com oficinas e workshops.

 

O encerramento da Semana ocorre na sexta-feira, dia 17, com uma mesa redonda sobre “Arte na escola”. Para debater o tema, foram convidadas egressas do curso que atualmente trabalham a arte em sala de aula: Amábile Scorteganha, Valquíria Ponciano e Miriam Giareta Goellner. Os professores de artes também foram convidados a trazer e a expor os trabalhos desenvolvidos por eles com os alunos em sala de aula.

 

Exposição Arte emMovimento

Um dos destaques da programação é a exposição Arte em Movimento, que está sendo montada também no Portal das Linguagens. Com temas transversais e misturando várias técnicas, como fotografia, escultura, instalação, pintura, cerâmica, desenho e propostas pedagógicas, será uma grande exposição que terá como principal proposta trazer o passado para o presente. “Nossa ideia foi a de revisitar obras de 50, 60 anos atrás por dois motivos: um que remete aos 50 anos da Universidade celebrados em 2018 e o outro que é mostrar para a comunidade todos os professores e egressos que passaram pela UPF”, destacou a coordenadora dos cursos e organizadora do evento, professora Me. Mariane Loch Sbeghen.

 

Ainda de acordo com a coordenadora, a exposição será formada por peças que fazem parte do acervo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e também de coleções particulares e terá nomes como Guilhermina Borges, Laura Borges Felizardo, Roseli Doleski Preto, Viviane Dihl, Miriam Giareta Goellner, Maria Lucina Busato Bueno, Miriam Postal, Mara Castro, Nadja Rossato, Fill, entre outros. O espaço também será uma oportunidade de os acadêmicos mostrarem seus trabalhos, assim como os trabalhos desenvolvidos nos projetos de extensão da Universidade. A exposição ficará aberta para visitação até sábado, dia 18.

 

Participação das escolas

A partir da terça-feira, 14, as escolas do município podem ir até o Portal das Linguagens para visitar a exposição. Para isso, basta agendar a visita com a secretaria da FAC pelo telefone (54) 3316-8183 ou entrar em contato pelo e-mail fac@upf.br.

Gostou? Compartilhe