Poder Público de Passo Fundo e universidades firmam parceria para enfretamento à pandemia no município

Atuação será coordenada nos setores social e econômico

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/UPFFoto: Arquivo/UPF
Foto: Arquivo/UPF
Você prefere ouvir essa matéria?

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo firmou uma parceria com a Universidade de Passo Fundo e a IMED para desenvolver frentes de atuação no enfrentamento da pandemia de coronavírus no município. Os trabalhos serão coordenados nos âmbitos social e econômico com a aproximação dos cuidados nos bairros periféricos e apoio às micro e pequenas empresas presentes na cidade. 

Para isso, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei, de autoria do Executivo, em Regime de Urgência, que autoriza a Administração Municipal firmar parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) para execução de ações visando o combate à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o texto da matéria, o enfrentamento à disseminação da doença se dará através do programa “Redes de cuidado territoriais para o enfrentamento à Covid-19”. Trata-se da realização de visitas domiciliares a famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal Assistência Social nos bairros Záchia, Entre Rios, Valinhos e Integração. Para executar o programa, a universidade disponibilizará professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia e Residência Multiprofissional em Saúde.

De acordo com o texto da proposta, a Secretaria Municipal de Saúde será encarregada de acompanhar e fiscalizar a execução do programa. A justificativa do projeto aponta o fato de profissionais de saúde estarem afastados dos serviços, seja por pertencerem a grupo de risco, ou por terem adquirido a doença. Deste modo, estes estão adotando medidas de isolamento social.

Parceria com IMED para auxílio a micro e pequenas empresas

O Parlamento também aprovou um Projeto de Lei (PL), em Regime de Urgência, de autoria do Executivo, onde autoriza a Administração realizar parceria com a Fundação IMED de Passo Fundo. O objetivo é conectar empresas e profissionais especializados da área de gestão, através de treinamento e mentorias solidárias, para executar um projeto chamado “Programa de treinamento e mentoria para Micro e Pequenas empresas de Passo Fundo”.

Segundo a justificativa da matéria, os efeitos da pandemia da Covid-19 extrapolaram o âmbito da saúde, prejudicando setores como a atividade econômica. Por isso, o projeto pretende prestar apoio, em especial, aos pequenos empreendedores, para que mantenham seus negócios e respectivos empregos, por meio da realização de programas especializados e qualificados de capacitação.

O texto do projeto determina que a IMED disponibilize professores e profissionais técnicos para o desenvolvimento do programa. Ele será fiscalizado e acompanhado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Gostou? Compartilhe