Poder Público de Passo Fundo e universidades firmam parceria para enfretamento à pandemia no município

Atuação será coordenada nos setores social e econômico

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/UPF

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo firmou uma parceria com a Universidade de Passo Fundo e a IMED para desenvolver frentes de atuação no enfrentamento da pandemia de coronavírus no município. Os trabalhos serão coordenados nos âmbitos social e econômico com a aproximação dos cuidados nos bairros periféricos e apoio às micro e pequenas empresas presentes na cidade. 

Para isso, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei, de autoria do Executivo, em Regime de Urgência, que autoriza a Administração Municipal firmar parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) para execução de ações visando o combate à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o texto da matéria, o enfrentamento à disseminação da doença se dará através do programa “Redes de cuidado territoriais para o enfrentamento à Covid-19”. Trata-se da realização de visitas domiciliares a famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal Assistência Social nos bairros Záchia, Entre Rios, Valinhos e Integração. Para executar o programa, a universidade disponibilizará professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia e Residência Multiprofissional em Saúde.

De acordo com o texto da proposta, a Secretaria Municipal de Saúde será encarregada de acompanhar e fiscalizar a execução do programa. A justificativa do projeto aponta o fato de profissionais de saúde estarem afastados dos serviços, seja por pertencerem a grupo de risco, ou por terem adquirido a doença. Deste modo, estes estão adotando medidas de isolamento social.

Parceria com IMED para auxílio a micro e pequenas empresas

O Parlamento também aprovou um Projeto de Lei (PL), em Regime de Urgência, de autoria do Executivo, onde autoriza a Administração realizar parceria com a Fundação IMED de Passo Fundo. O objetivo é conectar empresas e profissionais especializados da área de gestão, através de treinamento e mentorias solidárias, para executar um projeto chamado “Programa de treinamento e mentoria para Micro e Pequenas empresas de Passo Fundo”.

Segundo a justificativa da matéria, os efeitos da pandemia da Covid-19 extrapolaram o âmbito da saúde, prejudicando setores como a atividade econômica. Por isso, o projeto pretende prestar apoio, em especial, aos pequenos empreendedores, para que mantenham seus negócios e respectivos empregos, por meio da realização de programas especializados e qualificados de capacitação.

O texto do projeto determina que a IMED disponibilize professores e profissionais técnicos para o desenvolvimento do programa. Ele será fiscalizado e acompanhado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Gostou? Compartilhe