OPINIÃO

A dança das cadeiras

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Mais de cem lideranças políticas que integram a Corrente o Socialismo XXI, que elegeu 20% dos 72 prefeitos do PT e mais de 20% dos vereadores petistas no Estado participaram de encontro em Porto Alegre O deputado Marco Maia, presidente da Câmara Federal, e o deputado estadual Altemir Tortelli estiveram presentes.  No cardápio, uma avaliação do resultado do 1o turno das eleições. Maia, que na eleição de 2010 rivalizou na região com Ivar Pavan emplacou significativo número de vereadores no Alto Uruguai e comemorou a reeleição de Paulo Polis em Erechim. Pavan, atual Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, deverá em 2014 disputar novamente uma vaga na Câmara Federal O ex. presidente da Assembleia Legislativa esperava ver o PT no comando do município de Getúlio Vargas, o segundo maior colégio eleitoral do Norte do RS, mas a sigla amargou o terceiro e último lugar.

I I
O Partido dos Trabalhadores vai comandar a contar de 1º de janeiro oito dos 32 municípios que integram a AMAU: Erechim, Barão do Cotegipe, Floriano Peixoto, Benjamin Constant do Sul, Jacutinga, Áurea, Itatiba do Sul e Marcelino Ramos. O Partido Progressista, que governa nove municípios elegeu seis prefeitos: Centenário, Cruzaltense, Quatro Irmãos, Sertão, Viadutos e Erebango. O PMDB encolheu de sete para cinco prefeitos enquanto que o PDT e o PTB avançaram. O primeiro passará de três para quatro prefeitos e o segundo de dois para três. Com uma diferença de apenas onze votos o PTB elegeu Mario Ceron prefeito de Ipiranga do Sul histórico reduto do PMDB. O DEM vai permanecer no comando dos municípios de Getúlio Vargas e Carlos Gomes. O PPS, PSB, PSDB e PV elegeram os prefeitos de Faxinalzinho, Erval Grande, Estação e Paulo Bento, respectivamente.
 
Curtas:
# Os municípios de Floriano Peixoto, Carlos Gomes, Cruzaltense e Ponte Preta poderão passar por uma revisão do eleitorado.
# Nos quatro municípios do Alto Uruguai gaúcho, o número de eleitores é maior do que o de habitantes.
# Se o Tribunal Superior Eleitoral aceitar o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do RS, os eleitores terão que comprovar a identidade e domicilio.
# A situação levantada pelo TRE/RS é típica de municípios onde os jovens deixam a casa dos pais em busca de trabalho e estudo.
# Mais uma vez, para o desespero dos prefeitos, o governo federal prorrogou a redução do IPI dos automóveis.
# A medida, adotada anteriormente na chamada linha branca, reflete diretamente na redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
# A situação é mais grave para os gestores de municípios pequenos onde o FPM representa a maior fatia dos recursos que entram em caixa a cada mês.
# A situação esta sendo enfrentado pelos prefeitos da AMAU com a adoção de turno único, cancelamento de programas de incentivo e realização de serviços considerados essenciais.
# Se por um lado encolhe o recebimento do FPM o comércio de veículos automotores está incrementando a receita com o IPVA.
# A antecipação do pagamento do IPVA com desconto deverá novamente ser antecipado para dezembro garantindo deste modo o equilibro das contas do estado e dos municípios.
# No ato do pagamento do IPVA 50% do valor é creditado diretamente na conta do município onde o veículo está emplacado e o restante para o tesouro do estadual.
Dito & feito: O professor de história Fernando Barp (PC do B) foi eleito para a Câmara de Vereadores de Erechim. Com o slogan “a cara da nova política” o comunista de 27 anos recebeu 740 votos e representa a renovação da política no maior município da região. Dentre as bandeiras que promete desfraldar a contar de 1º de janeiro próximo, o cuidado com as crianças, oportunidades aos jovens e o respeito aos idosos.

Gostou? Compartilhe