OPINIÃO

Aeroporto

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Todos reclamam da mesma coisa e entendo isto, demora, datas que não se confirmam e as dúvidas se a obra sai do papel ou não. Muitos já perderam as esperanças e além do aeroporto temos o presídio que mesmo com dinheiro não se concluiu, ou ainda, da casa da polícia que se arrasta desde 1990.

 

Falta de líder
Infelizmente temos falta de lideranças no contexto geral com a capacidade de aglutinar ideias e unir as pessoas em torno de projetos grandiosos como este de aeroporto e dos demais que possuem verba e não andam na burocracia.

 

Falta de líder II
Prova disto é que temos a verba liberada, empenhada e licitada, mas alguns trâmites não andam e a cada viagem a Porto Alegre ou Brasília as comitivas vão separadas e cada um deseja defender seu espaço na foto, esquecendo que se juntos estivessem com certeza mostrariam a força política de Passo Fundo e região.

 


Movimento
Nosso aeroporto é regional e dele dependem as economias de muitos municípios de toda a região. O ideal seria que Prefeitos, Vereadores, empresários e deputados estaduais e federais de toda a região se reunissem em torno deste projeto e pressionassem politicamente os Governos do Estado e União para fazer o processo andar, mas ao contrário marcam agendas com Secretários, Ministros ou Governadores separados, dando a demonstração clara que a pauta é única, mas o movimento não tem um líder capaz ou com vontade de assumir para si a responsabilidade de mostrar ao Estado e ao Brasil a unificação desta nossa região para o bem das comunidades.

 

Grande Movimento
Então a solução é simples, união de todos conclamados por quem de direito e obrigação tem esta tarefa, mostrando a Brasília e a Porto Alegre que Passo Fundo merece respeito.

 

Autistas
A Escola Olga Caetano Dias, que atende os autistas em Passo Fundo funciona após um inquérito civil público do Ministério Público, iniciado pela Promotora Ana Cristina Ferrareze, na gestão do então Prefeito Osvaldo Gomes, que através do seu então Procurador Alcindo Roque, operacionalizou e criou a escola.

 

Autistas II
De lá para cá a escola funciona em prédios alugados e mesmo não sendo o ideal tem feito mudanças nada favoráveis para os alunos e até mesmo para as famílias que moram em todas as regiões da cidade. Atualmente a escola funciona em prédio da Mitra Diocesana, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Espaço adaptado em que o estado deve mais de R$ 100 mil de alugueis atrasados.

 

Autistas III
Tenho acompanhado este processo há muito tempo e torço que o prédio próprio seja uma realidade e assim, a Direção, funcionários, associação e principalmente alunos tenham a tranquilidade de organizar suas práticas pedagógicas. O terreno escolhido há anos e inclusive desenhado projetos e feito reuniões com as lideranças da AUMA agora foi descartado por problemas legais e avanços que os pais entendiam como resolvidos, voltando, portanto, a estaca zero.

 

Autistas IV
O Governo Federal entende que não se deve investir em escola específica e há pouco tempo atrás tentaram inclusive inviabilizar as APAES, e com isto o município fica também com as mãos amarradas no que se refere à captação de verba, mas é importante destacar que este assunto anda lento e muito lentamente e quando todos achavam que era apenas a questão da verba, se descobriu que o terreno escolhido não é possível. Erro primário que certamente, com atenção que o tema merece, não deveria acontecer. Avante desistir jamais.

 

Fabiano Dallazen
Me reuni por várias vezes com o Procurador Geral do estado, Fabiano Dallazen para tratar do tema relativo a ações sociais. Ontem, envio uma mensagem solicitando agenda e, prontamente, o competente Promotor dispensa um tempo para este Jornalista a fim de tratar de assuntos pertinentes aos idosos. Parabéns amigo, competente, humilde e disponível para as boas causas.

Gostou? Compartilhe