OPINIÃO

Anvisa aprova uso de pertuzumabe para o tratamento de ca?,ncer de mama inicial

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Anvisa deu parecer favorável para indicaça??o de tratamento neoadjuvante (tratamento prévio á cirurgia) com o medicamento pertuzumabe, em casos de ca?,ncer de mama do tipo HER2 positivo em estágio inicial. O pertuzumabe já havia sido aprovado em 2013 para o tratamento do câncer de mama HER2 positivo, mas apenas nos casos de doença avançada, ou seja, na presença de metástases (envolvimento de órgãos à distância da origem do tumor).

É uma mudança considerável no tratamento do ca?,ncer de mama, já que a doença tem potencial curativo aumentado nas fases iniciais, onde os tratamentos geralmente te?,m maior impacto. Tratar antes da cirurgia pode diminuir o tamanho do tumor antes de sua retirada e, possivelmente, aumentar suas chances de cura. Pode permitir também que o médico avalie rapidamente a eficácia da terapia. A recente aprovação se baseia em dois estudos clínicos já publicados (conhecidos pelos nomes NeoSphere e Tryphaena) sobre resposta patológica completa (PCR ), o que significa que nenhum tecido do tumor residual é detectado durante a cirurgia. Estes estudos englobaram mais de 400 mulheres e mostraram que quase 50% delas não apresentavam mais evidência de tumor no momento da cirurgia.

Pertuzumabe já foi aprovado em uma série de países, incluindo os Estados Unidos, para pacientes com ca?,ncer de mama metastático HER-2 positivo (uma forma avançada da doença em que o ca?,ncer já atingiu outros órga??os).

No Brasil, a doença representa a primeira causa de morte de mulheres por ca?,ncer e, no último ano, foram cerca de 60 mil novos casos, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Ca?,ncer) – a maioria dos casos concentrados na regia??o Sudeste (mais de 55%).

Rodrigo Ughini Villarroel - oncologista do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (CITO). Responsável Tumores Genitourinários, Melanoma, Tumores de Mama e Tumores de Cabeça e Pescoço.

Gostou? Compartilhe