OPINIÃO

Autor ou personagem

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Recebi um telefonema que tocou meu ponto fraco. Não apenas o meu, mas de quase 100 % das pessoas. Faz uns dois anos. Foste escolhido o colunista mais lembrado da cidade. Fiquei entusiasmado. A vaidade humana é coisa nata. O senhor será entrevistado pelo jornal “x”, aparecerá na televisão e receberá um diploma e troféu.

Fui às nuvens. Enfim teria a cidade aos meus pés, meu nome imortalizado numa rua. A glória. Ah, a voz doce e suavemente feminina me dizia também que eu apareceria numa determinada coluna social e numa revista. Tudo o que eu sempre sonhei.
O diploma e o troféu lhe serão entregues numa festa no clube “y” onde terá um jantar de homenagem. Quando será a festa e qual o traje? Perguntei com toda minha vaidade à flor da pele. Bom, só tem um porém - disse a voz ao telefone sem dar resposta ao que havia perguntado -, o senhor terá que fazer um investimento de R$ 2.000,00 para cobrir parte da festa e a pesquisa feita. Além disso, temos 30 convites para seus convidados a R$ 100,00 cada um.

Caí na real. Eu era muito pobre, adeus sonho de ascensão social. Disse “não, obrigado” e deixei a moça desapontada. Algumas semanas depois, em matéria paga nos jornais da cidade, outro colunista apareceu como o mais lembrado na pesquisa. E eu estou aqui sem diploma, sem troféu, sem nenhuma esperança de ser nome de rua.

Se você não faz nada na vida para marcar sua existência no mundo, se apenas é lembrado em colunas sociais e, principalmente, se você tem dinheiro, prossiga a leitura deste texto. Gratuitamente. Seu nome, tal e qual, pode estar como personagem em livro de algum autor famoso. Se o autor é famoso e conhecido, por conseguinte, seu nome no livro também o será. Você poderá ser um travesti, uma prostituta, um político, ou um psicopata. Depende do “quantum” que dispõe. A oportunidade é única e o prazo é exíguo.
Dia 07 de setembro, feriado no Brasil, num leilão online no Ebay (www.ebay.com), estarão a venda os nomes de personagens de obras de vários autores americanos. Entre eles está o novelista Carl Hiaasen e o ganhador do Pulitzer Edward P. Jones. Os lances podem ser dados pela internet e qualquer pode participar. O valor arrecadado será destinado ao “First Amendent Project” (www.thefirstamendment.org), organização para promover a liberdade de expressão.

Linda-gail Case, entrevistada pela agência AP, e que já teve seu nome emprestado a uma garçonete de um livro de Nora Roberts, pagou 6.800 dólares no leilão e afirma ter sido o melhor investimento de sua vida.

Como eu disse, minha informação é gratuita. Se você não tem nenhuma outra possibilidade de deixar suas marcas no mundo, e tem dinheiro, eis sua chance imperdível.

Tranqüilize-se. Não concorrerei com você. Motivo um, não tenho dinheiro nem para uma notinha em coluna social. O outro - talvez o mais hipócrita e irrelevante - sou do tipo idealista que sonha ser autor de sua própria história. Personagem, mesmo em um romance de escritor famoso, é coisinha muito pouca para alguém tão especial, inteligente, imaginativo, criativo e modesto como eu.

Gostou? Compartilhe