Católicos celebram Corpus Christi com tapetes coloridos

Missas e procissões acontecem durante o dia nas paróquias

Por
· 3 min de leitura
Na tarde desta quarta-feira (19), o padre Ladir Casagrande da Paróquia Santo Antonio acertava os últimos detalhes para a programação de Corpus Christi "Momento solene em que o povo sai pelas ruas reverberando a presença de Cristo na santa hóstia", d Crédi

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

 Igreja Católica celebra, nesta quinta-feira, o Corpus Christi, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo reúnem seus fiés para recordar a doação e o sacrifício ofertados ao povo pelo filho de Deus. Uma delas, será a Paróquia Santo Antonio, fundada há 60 anos no bairro Petrópolis e que agrega cerca de 10 comunidades locais.

 

Sob a responsabilidade do padre Ladir Casagrande, a programação na paróquia terá início por volta das 8h, quando os fiéis farão a montagem dos tradicionais tapetes que abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico. À tarde, às 15h, ocorre uma procissão de 50 metros com saída em frente ao ginásio até a igreja Santo Antônio, onde, na sequencia, será celebrada uma missa em adoração ao Santíssimo.


Conforme explica o pároco, para que a programação fosse possível, os prepativos iniciaram há um ano. "Começamos nos preparar para esta data com bastante antecedência, ainda no ano passado, quando finalizamos as celebrações de Corpus Christi. A partir daí, já definimos que faríamos o evento em 2019. Por ser uma festa que envolve as crianças da catequese, as pastorais, grupos e comunidades ligadas a nossa Paróquia, se não houver preparação, não sai do campo das ideias", diz.


A confecção dos tapetes, no entanto, ganhou um ritmo mais acelerado somente na última semana, quando foram definidos os desenhos que serão pintados na rua e a serragem começou a ser tingida. "Os desenhos são elaborados a partir da mistura de serragem e tintas em pó dissolvidas em água. O primeiro item é doado pelas madeireiras e o segundo é adquirido em lojas do segmento. Com a ajuda de uma betoneira emprestada a paróquia por um fiel, a serragem e a tinta foram misturadas. Para este ano, cerca de 12 sacos de serragem dão base a decoração. Além disso, materiais como o algodão, usado para fazer os cordeirinhos, papeis, pipoca, milho e farinha de trigo serão empregados na confecção dos tapetes", conta o sacerdote.


Os desenhos, por sua vez, são previamente pesquisados em bancos de imagens disponíveis na internet. "Nós buscamos referências no computador da paróquia e, com a ajuda de um data show, projetamos esses desenhos em uma parede onde fixamos cartolinas brancas. Então, com um lápis, passamos o desenho para a cartolina. Na quinta-feira, é só colocar a cartolina no chão e montar o desenho com a serragem. É um processo moderno e que não torna necessário ter alguém especializado em pinturas. Qualquer um pode fazer", explica o padre Ladir.


Neste ano, os desenhos contemplam o tema da campanha da fraternidade - “Fraternidade e Políticas públicas” -, temas ligados a eucaristia e aos eventos realizados pela Igreja Católica, como o Sínodo da Amazônia.


- Junto com todo este trabalho, procuramos refletir junto a comunidade católica sobre a importância do Corpus Christi. Um momento solene em que o povo sai pelas ruas reverberando a presença de Cristo na santa hóstia, trazendo para os dias de hoje sua presença viva, assim como ocorreu há mais de 2 mil anos, quando ele caminhou com seu povo - finaliza o padre Ladir.
Os participantes da procissão no bairro Petrópolis, poderão fazer a doação de alimentos não perecíveis. Os itens arrecadados serão repassados as famílias carentes.


Catedral
No centro de Passo Fundo, a maior concentração de fieis nesta quinta-feira deve ocorrer na Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde será celebrada uma missa às 15h seguida de uma procissão ao redor da Praça Marechal Floriano, local em que grupos de movimentos e pastorais receberão a bênção do Santíssimo Sacramento. No município, as paróquias Nossa Senhora da Conceição e São José também terão atividades especiais para marcar a passagem de Corpus Christi.


Durante as celebrações, cada paróquia irá lançar o Diretório da Eucaristia, que reúne orientações teológico-pastorais sobre a Eucaristia - algumas normas, orientações e princípios para que as comunidades possam melhor celebrar e viver a Eucaristia. O texto foi construído através de um processo participativo que envolveu as nove áreas pastorais da Arquidiocese de Passo Fundo. E contou com contribuições de padres, religiosos, leigos e comunidades.

Gostou? Compartilhe